Gifting! | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Gifting!

Marina Pechlivanis escreve sobre o processo de dar, receber e retribuir gifts corporativos

Por | 03/10/2008

mkt@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Gifting!

Por Marina Pechlivanis*

Marketing, Advertising, Branding… e agora Gifting! E o que é Gifting, esta expressão que começa a fazer parte do repertório vocabular de criativos, executivos, marqueteiros, comunicadores, pensadores, planejadores?

Como madrinha, que batizou o conceito e vem cuidando dele com muito estudo e muita prática, pontuo que se trata de uma recém-nascida terminologia para uma categoria de mercado de longa data, que envolve o "dar-receber-retribuir" objetos, experiências, serviços e sensações — as diferentes dimensões dos gifts corporativos.

Este pensar envolve rituais, ética e etiqueta próprios, interesses, objetivos, estratégias, planejamento… E faz parte da história das relações sociais da humanidade — é só lembrar do "Cavalo-de-Tróia", entre outros tantos presentes que marcaram épocas, definiram nações e modificaram o rumo das civilizações.

O assunto é muito rico e extenso e este é apenas o texto de inauguração. De tempos em tempos, além de um pouco de teoria, histórias e cases, trarei sempre uma nova entrevista com profissionais, do mercado e da academia, para dar diferentes pontos-de-vista a esta recém-criada categoria. Começo com um grande mestre e amigo, o publicitário Roberto Duailibi.

MP: O que o gifting abarca?
RD: Tudo. Afeto, carinho, economia, eficiência.

MP: Como você avalia a importância do gifting na estratégia de Marketing das empresas?
RD: É importantíssimo. Dar brindes regularmente para ser lembrado é estratégico - agora, dar brindes que a pessoa queira guardar - e se lembre positivamente de quem deu... essa é outra história.

MP: O gifting e as ações de comunicação no futuro: quais as suas considerações? Qual o futuro do gifting?
RD: O gifting será parte integrante do planejamento estratégico. Toda ação tem um núcleo que desencadeia a opinião - e esse grupo seleto de pessoas tem de ser atingida pessoalmente e não é através de material impresso apenas.

Gifting! Pratique esta idéia! E até a próxima. Dicas, idéias, cases, sugestões? Mande um e-mail para gifting@umbigodomundo.com.br

* Marina Pechlivanis é sócia-diretora da Umbigo do Mundo Gifting e Comunicação, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e integrante do Comitê de Produtos Promocionais da AMPRO.

Por: Marina Pechlivanis

Marina Pechlivanis é sócia-diretora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, coautora do livro Gifting (Campus Elsevier, 2009) e integrante do GEA (Grupo de Estudos Acadêmicos AMPRO)


Comentários

Artigos do autor:

Não basta ter uma boa campanha

Beacons do bem. Já ouviu falar?

Diga-me o que consomes, direi quem és

Gastei tudo comigo. E agora?

Bienais cheias, bibliotecas vazias

Entrevista ao Todo Seu de Ronnie Von

Meias do bem: a nova moda

Comprar não: ganhar!

Troca tudo sem dinheiro

Água grátis, no meio da corrida. Isso faz bem?

PET: não é reciclagem, é ressignificagem

Um mundo mais alegre é um mundo melhor

Cooperativa Fruta Feia: chega de desperdício

Já experimentou NEC, da Nespresso?

Red Bull Station: arte, música, vanguarda

Gifted Idea é aquela que tem o dom de inspirar

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Ensaio sobre o futuro

Copia-Cola

Cegueira desatencional

O melhor da feira

A fina estampa do licensing

O mito do bem-sucedido

Ai, se moda te pega, ai, ai, ai, ai

Rituais para exportação

Gifts: simulacros e simulações

A eterna novidade

Ver e ser visto: é isso que o povo quer

Negócio da China?

Do museu para as massas

O golpe da concorrência

Ceci n?est pas un gift*

Eco-luxo, chique no último

Promoção de shopping é tudo igual, só muda o endereço?

Hospitalidade mercadológica

Apps: samples ou gifts?

Social Gifting

Emocional Gifting

Promoção da propaganda. Ou propaganda da promoção?

iPod. E tu, podes?

EndoGifting

Gifting para crianças. Prazer ou pecado?

Entre o gift e a gafe. Entre o luxo e o lixo

Shopping: aqui se faz, aqui se paga, aqui se ganha

Todo cliente é VIP, mas uns são mais VIPs que os outros

Os mimos que o mundo dá. (ou) Os mimos que a gente pega

Quem não gosta de gifting bom sujeito não é!

Tem brinde? Então é pra já!

NeuroGifting

Atenção! Crianças on-line



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss