Artigos

Publicidade
Publicidade

Troca tudo sem dinheiro

Nova forma de consumo ganha força, e tem feira em SP

Por Marina Pechlivanis - 24/07/2014

A era do escambo está de volta.
Que o movimento está ganhando volume no mundo on line — www.permutadigital.com.br, www.rolo.com.br, www.tomaladaca.com.br, www.trocas1000.com.br entre muitos outros —, todo mundo já sabe.
Agora a novidade é que este ritual está ficando cada vez mais "in" no mundo real, associado ao consumo consciente.

Gostou da ideia? Você pode então ir ao mega evento Burning Man, que acontece anualmente em Nevada, no Deserto Black Rock. Lá, tudo funciona na base da troca: o seu dinheiro não vale nada! Tudo o que você precisa — alimentos, serviços, infra-estrutura …— deve ser compartilhado ou trocado. Não por acaso, entre os 10 princípios do movimento está o “gifting”:

Caso não tenha disponibilidade para ir tão longe e queira experimentar de perto o fenômeno, uma boa dica é a feira de “Troca Tudo Sem Dinheiro”, que acontece mensalmente na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em São Paulo. Tem quem troque conselhos e até causos por contos:

Segundo a organizadora do evento e supervisora do Núcleo Educativo da Casa das Rosas, Anelise Paiva Csap, “a ideia é ressaltar a importância de as pessoas se relacionarem, negociando e trocando mercadorias”.

Gostou? Esse troca-troca é um excelente exercício de poder, negociação, persuasão. Sem contar a troca de experiência! Dia 27 de julho tem uma edição. Vamos escambar?

Troca, Dinheiro, Gift
 

Por: Marina Pechlivanis

Autora dos livros Gestão de Encantamento: Dicas Mágicas e Gestão de Encantamento2: como a mágica acontece, entre outros 20 títulos. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo. Palestrante. Sócia da Umbigo do Mundo Comunicação. Criadora da Metodologia Matriz da Excelência Gestão de Encantamento. Professora do curso de extensão Gestão de Encantamento, na ESPM