Emocional Gifting | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Emocional Gifting

O gifting suplanta o papel da compra (objetiva) e envereda pela criação de vínculos (subjetivos)

Por | 28/01/2011

mkt@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Por Marina Pechlivanis*

Para Marc Gobé, presidente da Emotional Branding e cofundador da Brandimage, uma das maiores empresas de design do mundo, o emotional branding é o novo paradigma para conectar marcas a pessoas. "Desejo que as marcas vejam o mundo e suas pessoas por um novo ponto de vista. Que as ajude a descobrir sorrisos, a entender o poder de um sonho se transformando em realidade, a celebrar a esperança" (Emotional Branding, 2009, Allworth Press).

É sabido que para uma marca se tornar memorável se faz necessário um trabalho integrado em marketing, comunicação, branding, endomarketing, treinamento de equipe de vendas, opinião pública; em embalagem, em sinestesias no ponto de venda; em happenings e em cloud ways na web; em apps, em mobile, em tudo o que já veio e que ainda está por vir. Seja lá quais forem as plataformas, um planejamento que concretize a sensação e a emoção da marca — para além dos style guides e concept guides. Esta é a deixa do gifting.

Com protocolos e regras claras a respeito de tons e volumes de informação sobre produtos e serviços que devem entrar na vida dos consumidores, o gifting suplanta o papel da compra (objetiva) e envereda pela criação de vínculos (subjetivos). Pois emoção é um ponto de partida para uma troca de afetos, um relacionamento. Que é bem diferente da troca monetária, um comércio. Lembrando que relacionamento sem trocas definitivamente não existe.

Um exemplo real: um dos patrocinadores presenteou todos os convidados de um grupo fechado em direção ao centenário da NFR (National Retail Federation) com um envelope contendo uma nota de 1 dólar. Mais do que o valor, o material se tornou valioso por seu aspecto simbólico: a tal da nota da prosperidade para você guardar na carteira.  A isso soma-se a pertinência do divulgador da ação, uma casa de câmbio.

Fazendo valer oportunidade, eis entrevista concedida em NY por Marc Gobé abordando a questão.

MP: O Gifting é uma nova categoria do marketing que lida com as negociações que envolvem  o "dar, receber, ressignificar e contribuir" na significação que consumidores fazem sobre as marcas no mundo dos objetos. O que o Sr. acha deste formato de troca corporativa, no mundo real ou no virtual, como este dólar que o Sr. acabou de receber? O que o Sr. pensa sobre estes objetos que entram no universo particular de cada consumidor?
MG: Penso que nos relacionamos com objetos de forma pessoal, o que compramos é o que nos define, é a mensagem que transmitimos aos outros. E neste caso particular, foi ofertado um "lucky dollar", uma promoção muito boa, pois emocionalmente todos querem ter um amuleto. Se uma marca lhe dá a opotunidade de ter mais sorte, você vai se lembrar desta marca.

MP: Emotional Brandig e Gifting. O que o Sr. pensa desta combinação?
MG: Gifting é uma ideia muito boa, mas é preciso tomar cuidado para não presentear demais. A indústria cosmética percebeu que ao dar permanentemente gifts e samples de produtos as pessoas começaram a esperar por eles. Isso tem um preço. Quando tentaram parar não puderam mais, o que possivelmente afetou a lucratividade de muitas empresas. Há diferentes formas de dar, de presentear. Pessoas gostam de coisas materiais, mas também de conselhos. Conselhos para as suas vidas. E as marcas se esquecem de que podem trazer grande ajuda dando e partilhando conselhos. Pense nas mães que têm crianças pequenas. Se as marcas estiverem lá para dizer o que fazer ou não fazer é um presente incrível. Melhor que dar dinheiro ou objetos. Vem do coração. E isso é muito mais valioso.

Well, Gifting é pura emoção 3.0. Desde que a estratégia vislumbre o fato, e permita que ocorra no ato! Taí para quem quiser comprovar, dito por quem entende muito bem do assunto.

* Marina Pechlivanis é sócia-diretora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM e coautora do livro Gifting (Campus Elsevier, 2009). marina@umbigodomundo.com.br

Por: Marina Pechlivanis

Marina Pechlivanis é sócia-diretora da Umbigo do Mundo, Mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM, coautora do livro Gifting (Campus Elsevier, 2009) e integrante do GEA (Grupo de Estudos Acadêmicos AMPRO)


Comentários

Artigos do autor:

Não basta ter uma boa campanha

Beacons do bem. Já ouviu falar?

Diga-me o que consomes, direi quem és

Gastei tudo comigo. E agora?

Bienais cheias, bibliotecas vazias

Entrevista ao Todo Seu de Ronnie Von

Meias do bem: a nova moda

Comprar não: ganhar!

Troca tudo sem dinheiro

Água grátis, no meio da corrida. Isso faz bem?

PET: não é reciclagem, é ressignificagem

Um mundo mais alegre é um mundo melhor

Cooperativa Fruta Feia: chega de desperdício

Já experimentou NEC, da Nespresso?

Red Bull Station: arte, música, vanguarda

Gifted Idea é aquela que tem o dom de inspirar

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Ensaio sobre o futuro

Copia-Cola

Cegueira desatencional

O melhor da feira

A fina estampa do licensing

O mito do bem-sucedido

Ai, se moda te pega, ai, ai, ai, ai

Rituais para exportação

Gifts: simulacros e simulações

A eterna novidade

Ver e ser visto: é isso que o povo quer

Negócio da China?

Do museu para as massas

O golpe da concorrência

Ceci n?est pas un gift*

Eco-luxo, chique no último

Promoção de shopping é tudo igual, só muda o endereço?

Hospitalidade mercadológica

Apps: samples ou gifts?

Social Gifting

Emocional Gifting

Promoção da propaganda. Ou propaganda da promoção?

iPod. E tu, podes?

EndoGifting

Gifting para crianças. Prazer ou pecado?

Entre o gift e a gafe. Entre o luxo e o lixo

Shopping: aqui se faz, aqui se paga, aqui se ganha

Todo cliente é VIP, mas uns são mais VIPs que os outros

Os mimos que o mundo dá. (ou) Os mimos que a gente pega

Quem não gosta de gifting bom sujeito não é!

Tem brinde? Então é pra já!

NeuroGifting

Atenção! Crianças on-line



Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss