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O desafio da transparência na Comunicação Interna em tempos de crise

Se não somos capazes de nos comunicar com clareza, objetividade e transparência com os colaboradores, corremos o risco deles mesmos colocarem em risco nossa credibilidade

Por | 10/12/2015

pauta@mundodomarketing.com

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Ainda que alguns resistam em reconhecer, o Brasil vive uma severa crise. Os escândalos de corrupção na política nacional vêm se desdobrando numa série de consequências que afetam dia após dia nossa cadeia produtiva e economia interna. A percepção do nosso país e sua situação econômico-financeira estão comprometidas. As evidências dessa triste realidade estão estampadas 24 horas nas notícias que nos cercam.

Diante desse contexto, inúmeros são os desafios das empresas que sobrevivem em meio a essa fase turbulenta e complicada. A estabilidade do passado, a ampliação dos negócios, a geração de renda e empregos, o investimento em tecnologia e a superação das metas ficaram para trás.

Hoje, as companhias enfrentam um cenário marcado por despesas elevadas, demanda cada vez menor de consumo, baixo nível de produção e quedas drásticas nos resultados. A consequência disso é clara: desligamentos e reestruturações estão cada vez mais frequentes no mundo empresarial.

Se a realidade é essa, como lidar então com colaboradores que estão acompanhando declarações de cortes de investimento e de queda na produção? Como lidar com profissionais que estão vendo no seu cotidiano colegas de trabalho sendo desligados? Isso sem falar dos colaboradores que estão em choque vendo suas próprias empresas, muitas delas onde trabalham há anos, sendo denunciadas nos escândalos de corrupção? Desafio e tanto, não?

É nesse momento tão delicado que a Comunicação Interna torna-se essencial para garantir a transparência aos colaboradores. E, cabe aos profissionais de Comunicação, especialmente aos Relações Públicas o papel de elaborar estratégias que mantenham vivos os valores, a missão e a visão da organização.

Muitas das companhias declaram no seu conjunto de valores a transparência, mas vivenciar a sua prática, especialmente no apuro dos tempos atuais não é tarefa fácil. De qualquer forma, sabemos que o primeiro passo para construção de uma imagem consolidada passa pelo diálogo com quem está dentro de casa. Logo, se não somos capazes de nos comunicar com clareza, objetividade e transparência com nossos colaboradores, corremos o risco deles mesmos serem os primeiros a pôr em risco nossa credibilidade.

É por isso que, estabelecer um programa de Comunicação Interna contínuo e sistemático suportado pela alta direção e alinhado com a estratégia principal da organização, que tenha nos gestores das equipes um grande aliado, é peça chave para assegurar coerência no posicionamento da empresa num momento de crise. Essa atuação assegura conformidade da organização com sua cultura corporativa que se reflete tanto interna quanto externamente perante a todos os stakeholders com os quais se relaciona.

Sob a perspectiva interna, por meio de um programa baseado no diálogo e na transparência, a própria a equipe é estimulada a opinar e se posicionar, debatendo a situação da empresa e propondo soluções em conjunto com a liderança no contexto de crise. Agindo assim, a empresa consegue vivenciar seus valores e os colaboradores percebem a importância que têm com o processo de manutenção dos negócios e a reputação da marca.

Vale destacar que, além do envolvimento dos colaboradores e dos líderes dessas equipes com o programa de Comunicação Interna, é fundamental também o compromisso da alta liderança devidamente assessorada pela equipe de Comunicação no planejamento e na continuidade dessa estratégia. É preciso prezar pela verdade e pela autenticidade garantindo que todas as mensagens independentemente do canal que venha a ser utilizado sejam confiáveis e possam ser efetivamente compreendidas pelos colaboradores.

Contar com funcionários que sejam verdadeiros porta vozes da empresa é a chave do sucesso. Assegurar a transparência em todos os momentos desde o auge do crescimento até as dificuldades apresentadas por um abalo na situação econômico-financeira envolvendo seu principal público, os funcionários, no cenário vigente é o caminho adequado para garantir um posicionamento consistente, mantendo sólida e viva sua cultura corporativa.

Por: Mariana Lima

Relações Públicas e Coordenadora de Comunicação na Imagem - Soluções de Inteligência Geográfica


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