Histórias com mapas: já ouviu falar? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Histórias com mapas: já ouviu falar?

Se contar histórias é a grande tarefa dos comunicadores, como incrementar e inovar cada vez mais nesta missão? Usar mapas para contar histórias pode ser um grande diferencial

Por | 23/04/2014

pauta@mundodomarketing.com

Compartilhe

Contar histórias é uma das principais missões dos profissionais de Comunicação e Marketing. Quer seja no Jornalismo, na Publicidade, nas Relações Públicas, nas mídias tradicionais ou na Web, os comunicadores têm se desafiado diariamente para se superar, transformando fatos pontuais e episódios cotidianos em histórias. Histórias que emocionam e, especialmente, aproximam o público da mensagem. Isto porque as histórias são facilmente lembradas, os personagens têm fácil identificação com a vida pessoal e, acima de tudo, reúnem um o simbolismo muito rico em significados.

E, é exatamente isso que estamos vendo. De comerciais de televisão a anúncios nas redes sociais que são verdadeiros curta metragens com enredo de filme; de campanhas corporativas para posicionamento de marca até discursos políticos que, na verdade, apresentam uma visão de história e não mais uma simples informação ou pronunciamento. Há sempre uma história sendo contada com início, meio e fim; reunindo personagens que vivem uma trama e que, por fim, transmitem uma mensagem seja de emoção, de estímulo à compra, de informação.

Ora, se contar histórias é a grande tarefa dos comunicadores, como incrementar e inovar cada vez mais nesta missão? Usar mapas para contar histórias pode ser um grande diferencial. Já pensou em relacionar sua história com o "onde" ela aconteceu? Melhor ainda, já pensou em contar uma história dentro de um mapa dinâmico e interativo? Essa é a minha proposta para os profissionais de Comunicação e Marketing. Afinal, toda história tem um "onde"; tudo se passa no território, num ponto X e Y.

Mas, porque contar histórias com mapas? O local tem um significado muito importante para leitores, espectadores e usuários. Desta forma, independente do canal de comunicação, o "onde" amplia imensamente as possibilidades de conexão da sua história com o público. E porque histórias interativas? Vivemos a Era da Informação, estamos conectados 24 horas à smartphones, tablets, notebooks nesse universo das redes sociais. Logo, nossas mensagens devem estar presentes nesses canais, permitindo principalmente a interação e o engajamento do público.

Um exemplo de história com mapa é o Mapa do Amor. Lançado com o objetivo de celebrar os 460 anos da cidade de São Paulo pela Imagem e o Catraca Livre, o Mapa do Amor nada mais é que uma aplicação online na forma de mapa para as pessoas contarem as histórias de amor vividas na capital.

A grande história em questão girava em torno do aniversário da cidade e toda mídia buscava repercutir o tema. Mas como fazer isso de forma diferente? Como contar uma história sobre o aniversário de São Paulo? O Mapa do Amor permitiu que qualquer cidadão que tivesse um vínculo com a cidade pudesse narrar os momentos de amor vividos no local, relacionando sentimentos aos lugares num mapa dinâmico e interativo.

Com interface simples e intuitiva, o usuário fazia seu login via Facebook, escolhia o ícone referente ao tipo de amor que desejava contar e clicava no local do mapa onde o evento aconteceu. Vários tipos de amor estavam disponíveis para registro: amizade, casamento, gravidez, namoro, reencontro, etc. Além de escrever sua história no mapa, os usuários puderam ilustrá-las com fotos compartilhá-las com amigos nas redes sociais.

Neste exemplo foi possível contar a história do aniversário da cidade de uma forma criativa e inovadora; um mapa que aproximou o público da mensagem, apresentando como personagens os próprios autores das histórias em São Paulo numa homenagem à capital paulista. A chave do sucesso para as campanhas de Comunicação e Marketing está aí. Contar histórias de um jeito criativo e diferente, usando as redes sociais para maximizar o alcance da mensagem e possibilitar o engajamento do público.
 

Por: Mariana Lima

Relações Públicas e Coordenadora de Comunicação na Imagem - Soluções de Inteligência Geográfica


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss