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5 tendências da Comunicação Digital para o Planejamento Estratégico 2020

Estamos na reta final de 2019, momento onde voltamos nossas atenções para avaliar os resultados conquistados e planejar novas metas para o ano que está por vir

Por | 20/12/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Estamos na reta final de 2019, momento onde voltamos nossas atenções para avaliar os resultados conquistados e planejar novas metas para o ano que está por vir.

Num mundo cada vez mais dinâmico, acompanhamos a todo instante as evoluções tecnológicas transformando nosso modo de viver. Por isso, olhar para o futuro nada mais é do que nos preparar para continuar incorporando essas inovações não apenas no nosso dia-a-dia, mas também nas organizações. Afinal, se vivemos num mundo cada vez mais digital, as empresas têm a necessidade de aplicar essa visão em suas estratégias, não é mesmo?

Pensando nisso, que tal considerar algumas tendências da comunicação digital para seu planejamento estratégico 2020 e aproveitar todo o poder do digital a favor do seu negócio?  Para ajudá-los nessa missão, listei a seguir cinco tendências que considero importantes nessa direção. Mãos à obra?

1. Áudio interativo 

Na mesma linha de criar conteúdo de valor e relevante para os consumidores, o áudio emerge como um importante canal de comunicação. Estamos vendo a popularidade de podcasts, audiolivros e outros conteúdos auditivos crescer e se tornar cada vez mais comum. Ao que tudo indica, haverá mais jogos de áudio, histórias interativas e outros produtos de áudio dinâmicos e responsivos entrando no mercado. 

2. Chatbots 

Com o uso crescente das tecnologias, buscamos cada vez mais agilidade nas interações digitais. Por isso, ao enviar uma pergunta por meio de algum canal digital, esperamos um retorno rápido da empresa. E é nesse contexto que surgem os chatbots, os robôs de comunicação que solucionam as dúvidas dos usuários, respondendo às questões frequentes sem a necessidade de um colaborador. Além disso, eles melhoram processos, fazem alertas, qualificam leads e muito mais.

Com esse tipo de ferramenta, o atendimento fica disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano. Os problemas dos usuários são resolvidos prontamente, uma vez que os chatbots atendem imediatamente quem entra em contato sem filas ou qualquer complicação.

Para se ter uma ideia da força dessa tendência, a previsão do Gartner é que, até 2020, os chatbots serão responsáveis por 85% dos atendimentos ao cliente.

Vale lembrar que os robôs são ótimos para agilizar o atendimento, mas não conseguem transmitir empatia, um aspecto fundamental nas relações humanas. Por isso, se a necessidade de relacionamento do seu negócio for mais complexa, confie essa tarefa a uma equipe preparada para atender seus clientes.

3. Inbound marketing (a força do conteúdo)

Desenvolver e compartilhar conteúdo de valor para o cliente, essa é basicamente a estratégia de inbound marketing. Trata-se de construir um relacionamento crescente com os consumidores a partir de histórias inspiradoras e uteis, que façam diferença para suas vidas. Dentro desse contexto, utilizar técnicas como storytelling e influenciadores digitais podem ajudar a conectar marcas e clientes, conquistando sua confiança e, consequentemente, sua preferência.

Saiba como podemos te ajudar a alcançar esse objetivo.

4. Mobile em alta

O crescente uso da internet por meio de celulares e dispositivos móveis vem mudando a maneira como os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, classificam e exibem os sites. Por isso, ter uma versão mobile do site da sua empresa é peça chave para que ele seja exibido nas buscas. Se a pesquisa for realizada via um dispositivo móvel, os primeiros resultados da lista serão aqueles que têm uma versão própria para smartphones e tablets.

5. Vídeo marketing 

Segundo relatório da Cisco, 80% do tráfego de internet no mundo será de vídeos. Para aproveitar essa tendência, é importante que sua empresa considere a produção desse material de forma estratégica considerando as mensagens chave, as campanhas, as ofertas e os demais elementos que irão compor seu planejamento de comunicação. 

Se antes tínhamos apenas o Youtube, hoje contamos com Stories e IGTV. A maneira de fazer propaganda em vídeo está mudando e, atualmente, milhões de pessoas já são influenciadas por marcas por meio do vídeo marketing. 

O vídeo é dinâmico e permite criar uma percepção de proximidade, de estar lado a lado do espectador. Por isso, é uma grande ferramenta a ser explorada no seu plano de comunicação. Quer uma dica? Produza vídeos com depoimentos de clientes e influenciadores, tutoriais, lives e dicas rápidas para seu público. É uma ótima oportunidade para engajar e fortalecer o vínculo com a sua marca. 

Por: Mariana dos Anjos

Relações Públicas e especialista em Marketing. Com mais de 13 anos de experiência em Comunicação Corporativa, já contribuiu com a visão estratégica da Comunicação em empresas dos setores de TI, Química e Agronegócio. Atualmente, trabalha na Weber Shandwick, onde atua com o planejamento, a estratégia e a execução das iniciativas de comunicação interna


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