Rock in Rio: um verdadeiro caso de sucesso brasileiro | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Rock in Rio: um verdadeiro caso de sucesso brasileiro

Tive a grata oportunidade de participar de um dos maiores festivais de música do nosso país. Mas, será que vale a pena escrever sobre algo tão pessoal assim?

Por | 07/10/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Nesse final de semana tive a grata oportunidade de participar de um dos maiores festivais de música do nosso país, o #rockinrio. Mas, será que vale a pena escrever sobre algo tão pessoal assim? Eu acredito que sim! Diversas coisas me impressionaram no evento e gostaria de compartilhar com vocês algumas delas.

A primeira foi o transporte público até a cidade do rock. Fui e voltei de metrô e BRT. Comprei o RioCard já carregado no valor de R$ 25,00 e funcionou perfeitamente bem. Nas estações do metrô e, especialmente na estação do BRT, haviam profissionais devidamente uniformizados orientando e gerenciando o fluxo de pessoas que iam para o evento. Tinha muitaaaa gente, mas tudo fluiu bem, sem filas de espera, atrasos, transtornos ou qualquer outro tipo de complicação. Também vale destacar a presença de guardas municipais e policiais em todas as estações e no desembarque final do BRT já na cidade do Rock. Um clima de muita tranquilidade e segurança para todos os participantes. Mesmo na volta, quando o cansaço já batia forte e os pés latejavam depois de um dia inteiro de diversão, a saída da cidade do rock foi acompanhada de saudações de boa noite da equipe de organização. E o BRT e o metrô funcionaram a todo vapor, sem filas ou qualquer complicação para o público que retornava do festival.

O segundo ponto que quero destacar é a estrutura grandiosa do evento. Claro que eu já sabia que o Rock in Rio era muito mais do que um festival de música, mas ao chegar lá e me deparar com um mundo de atrações e com tanta criatividade, fiquei totalmente surpresa! Me senti dentro da Disney! Ruas amplas, bem sinalizadas, uma cenografia incrível, planejado detalhe a detalhe para envolver o público em cada tipo de atração, a iluminação impecável, o som de primeira qualidade (é óbvio!), banheiros por todos os cantos (com uma solução criativa para evitar aquelas longas filas para nós, mulheres) e diversas opções de alimentação para todos os gostos e bolsos.

Pude observar que cada um dos apoiadores/patrocinadores do evento, desde bancos até marcas de bebidas, alimentação, telefonia, enfim... todos sem exceção ousaram na forma de promover seu produto/serviço explorando o máximo da criatividade para proporcionar uma experiência sem igual aos participantes do evento. Os exemplos são inúmeros: desde a "Capela Time of my Life" da #chillibeans, a experiência da nave da #natura, a distribuição gratuita nos banheiros do enxaguante bucal da #colgate até o #heinekentalk que permitia a você a mandar um tweet para o seu ídolo. Cada atração do evento era um convite para a interação, o engajamento e para viver a "mágica" desse grande festival.

Em terceiro lugar, achei incrível a diversidade de atrações musicais do Rock in Rio. Tinha música para todos os gostos! É claro que grande parte do público é atraído para um evento desse porte por conta dos grandes artistas internacionais (eu mesma fui motivada pelo Bon Jovi! rs), mas o que vi foi uma variedade de sons de altíssima qualidade para agradar todas as tribos. Além do palco Mundo e o Sunset que receberam as principais atrações com artistas de rock, pop, axé e música popular brasileira, outros espaços como o SUPER stage de música eletrônica, o Rock District (onde tive o privilégio de assistir de pertinho Rogerio Flausino e Wilson Sideral num tributo emocionante à Cazuza) e o Espaço Favela, que contou com apresentações de rap e funk, abriram um universo de possibilidades para o participante aproveitar o festival e experimentar diferentes gêneros musicais.

Participar dessa experiência foi incrível! Recomendo a todos que puderem, que vivenciem e prestigiem o Rock in Rio. Mas, mais que isso, fiz questão de escrever esse breve relato para compartilhar a minha percepção: o festival é um verdadeiro caso de sucesso brasileiro. Isso porque no nosso dia a dia como cidadãos, é comum a gente criticar o país em diferentes aspectos, mas ao participar de um evento como esse você entende que é possível ter uma experiência tranquila e segura com o transporte público. Mais que isso, você percebe quão acolhedor e disposto a ajudar é o nosso povo. A gente vê que é possível produzir um evento grandioso, de altíssimo nível, com a melhor qualidade musical, em termos de comunicação, de organização e de infraestrutura em geral assim como vemos no exterior. A gente se encanta com o potencial criativo do brasileiro que inova na forma de engajar o público e oferecer uma experiência única aos participantes. Para mim, o Rock in Rio é a prova viva da nossa capacidade de criatividade, colaboração, competência, diversidade, organização e ousadia. Adorei e em 2021 quero mais!

Por: Mariana dos Anjos

Relações Públicas e especialista em Marketing. Com mais de 13 anos de experiência em Comunicação Corporativa, já contribuiu com a visão estratégica da Comunicação em empresas dos setores de TI, Química e Agronegócio. Atualmente, trabalha na Weber Shandwick, onde atua com o planejamento, a estratégia e a execução das iniciativas de comunicação interna


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss