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5 diferenças entre o Branded Content e o Marketing de Conteúdo

Ambos podem ser produzidos simultaneamente, mas é importante entender as diferenças entre cada um para avaliar aquele que mais se adequa à necessidade da sua empresa

Por | 05/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Produzir conteúdo nunca foi tão estratégico quanto nos dias de hoje. Vivemos conectados em redes, mudamos o modo de comprar, de interagir com amigos, de pagar contas, de nos locomover, de nos hospedar, de pedir comida... Fazemos quase tudo de forma digital por meio de sites, apps e recursos tecnológicos que vem transformando nosso dia a dia.

 

Para se adequar a essa realidade, as empresas dos mais diversos setores de mercado vêm investindo cada vez mais em Marketing Digital a fim de conquistar o engajamento do público e aumentar o reconhecimento de suas marcas. Ativar essa estratégia passa pela produção de conteúdo, que é a base para o trabalho de presença digital.

Aqui no Brasil, 71% das organizações já adotam alguma estratégia de conteúdo, no entanto há diversas técnicas para produzir um material atrativo para a internet. O Marketing de Conteúdo e o Branded Content são, por exemplo, alguns desses caminhos, mas vejo que ainda geram confusão no seu entendimento e na sua aplicação prática. Ambos podem ser produzidos simultaneamente, mas é importante entender as diferenças entre cada um para avaliar aquele que mais se adequa à necessidade da sua empresa.

Para ajudar a esclarecer um pouquinho essa questão, elenquei a seguir o que considero como as cinco principais diferenças entre o Marketing de Conteúdo e o Branded Content. 

Branded Content

1. A produção de conteúdo está diretamente relacionada à marca e visa melhorar seu posicionamento;
2. O conteúdo traz diversão e informação ao mesmo tempo, deixando claro que o material foi produzido por uma empresa;
3. A marca tem destaque no conteúdo;
4. É uma estratégia focada em reforçar o posicionamento que a marca tem ou pretende ter no mercado
5. Objetivos principais:
- Melhorar posicionamento e valor da marca no mercado;
- Promover o Marketing "boca a boca": conteúdo produzido foi tão interessante que virou um tema "em alta" na sociedade.

Marketing de Conteúdo

1. A produção de conteúdo nem sempre está diretamente ligada à imagem da empresa;
2. O conteúdo envolve a solução de um problema do consumidor e não necessariamente precisa destacar a marca;
3. A necessidade do consumidor tem destaque no conteúdo;
4. É uma estratégia focada na conversão e está ligada à jornada do consumidor, ou seja, um processo de compra que vai desde a identificação de uma dor até o encontro de uma solução que irá satisfazer exatamente a essa necessidade;
5. Objetivos principais:
- Marca como autoridade: esclarecendo as dúvidas sobre um produto/serviço, a marca é percebida como especialista no mercado em que atua;
- Melhor alcance orgânico: ao produzir conteúdo relevante sobre determinado assunto, que não diz respeito diretamente à marca, seu alcance orgânico tende a aumentar;
- Agilidade no atendimento ao cliente: o conteúdo relevante pode ajudar a responder às dúvidas do consumidor;
- Maior conversão: encontrando as informações certas, o usuário tende a adquirir o produto/serviço considerado a solução para seu problema.  

Acredito que essas sejam características importantes que distinguem as duas estratégias. Mas, vale lembrar que não existe uma fórmula mágica para a produção de conteúdo. Tanto o Branded Content quanto o Marketing de Conteúdo são excelentes caminhos...

De uma maneira bem objetiva, posso deixar a seguinte dica:

Se a sua marca busca reconhecimento no mercado ou ainda lançar um produto/serviço de uma forma diferente, fugindo da publicidade tradicional, a sugestão é usar o Branded Content.

Já, se a sua marca busca criar um relacionamento mais próximo com o consumidor, sendo vista como uma autoridade no seu mercado, além de educar o público sobre a utilidade do seu produto ou serviço, então a estratégia mais adequada é o Marketing de Conteúdo.

Se você atua ou já atuou com alguma dessas estratégias, deixe seu comentário. Conte como foi sua experiência com a produção de conteúdo também!

Por: Mariana dos Anjos

Relações Públicas e especialista em Marketing. Com mais de 13 anos de experiência em Comunicação Corporativa, já contribuiu com a visão estratégica da Comunicação em empresas dos setores de TI, Química e Agronegócio. Atualmente, trabalha na Weber Shandwick, onde atua com o planejamento, a estratégia e a execução das iniciativas de comunicação interna


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