Brasil como potência para uma nova economia | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Brasil como potência para uma nova economia

Capacidade de empreendedorismo faz com que país se destaque entre maiores potências econômicas mundiais. Iniciativas “fora da caixa” fomentam arrancada da inovação

Por | 20/02/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O empreendedorismo vem sendo o grande fator para a melhora e retomada do crescimento da economia brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), maior estudo unificado de atividade empreendedora no mundo, realizada no Brasil pelo SEBRAE e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), somos a nação com a maior taxa de empreendedorismo, ficando quase oito pontos percentuais à frente da China, uma das maiores potências econômicas mundiais, com uma taxa de 26,7%.

Com iniciativas e ideias "fora da caixa", os novos negócios são cada vez mais essenciais para mudanças e para o avanço da inovação no nosso país. As startups também vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, já que nascem com um objetivo em comum: criar soluções inovadoras. E isso ainda é só o começo, pois temos um longo caminho a ser percorrido.

Somos pioneiros em muitas atividades, servindo inclusive, de inspiração para outros países. Mas, como nem tudo é perfeito, nos falta um ingrediente essencial para continuarmos nos desenvolvendo: a ousadia. Muitas vezes, nos apegamos a crença de que, de forma prática, não temos o mesmo potencial que os americanos. Quando deixamos isso de lado, vemos casos como o da 99, que comemorou o fato de ter se tornado um unicórnio. Portanto, já passou da hora de pensarmos em inverter o jogo!

E como fazer isso? Devemos, primeiramente, incentivar cada vez mais o empreendedorismo, começando pela educação. Precisamos formar jovens que tomem a iniciativa e busquem construir novas empresas. Os estudantes precisam aprender desde a infância aquilo que fará parte de suas vidas no futuro, incentivando os talentos a criarem seus próprios jogos, desenvolverem sites e muitos outros aspectos que podem ser abordados ainda em sala de aula.

Além disso, podemos (e devemos) contar com iniciativas que possam colaborar para o crescimento e visibilidade do ecossistema brasileiro. Projetos como a Gramado Summit, maior evento de empreendedorismo digital do país; o CASE, maior evento latino-americano para startups, desenvolvido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups); e o InovAtiva, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, são exemplos de ações focadas na geração de conexões capazes de promover o empreendedorismo.

Além disso, os investidores precisam mudar sua mentalidade, se propondo a arregaçar as mangas para pensar junto, como sócios "simbólicos" do negócio. O dinheiro pelo dinheiro não vale tanto assim e depois de um tempo já não é mais tão necessário. O papel real dos investidores é oferecer mentoria, dividindo experiências, contatos e ideias.

Outro ponto importante é com relação ao setor público, que pode atuar como facilitador de processos e incentivar a inovação, seja com benefícios fiscais para que os projetos cresçam, seja investindo em ações de qualificação por meio de seus ministérios e estatais. O projeto de lei LS 494/2017- Complementar, baseado na Gramado Summit e proposto pelo Senador Álvaro Dias, é um dos grandes exemplos desse incentivo. É preciso criar mecanismos legais para promover o mercado e isso nunca pode ser deixado de lado.

Em resumo, posso dizer que o mercado, de modo geral, vem mudando ano após ano e que há espaço ainda para todos que possuam a criatividade para inovar e para o surgimento de ideias que fujam do senso comum. Afinal, o sucesso é de quem sempre se arrisca!

Por: Marcus Rossi

CEO da Summit Hub, empresa que busca revolucionar e impulsionar o ecossistema de startups no Brasil


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss