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Consumidor Y: Muitas perguntas e poucas respostas

Será que os conceitos de Marketing e comunicação que todos conhecemos realmente funcionarão da mesma maneira?

Por | 14/09/2010

marcio@youdb.com.br

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Por Márcio Oliveira*

Muito tem se falado ultimamente sobre a Geração Y - os nascidos entre 1980 e 2000 -, com alguns especialistas no assunto debatendo fortemente para tentar entender e definir todas as suas características. Várias estatísticas são mostradas para tentar justificar pensamentos e idéias, apesar de ser difícil inclusive realizar algum tipo de pesquisa mais específica e que mostre algo concreto.

Mas o consenso geral, mesmo sem muitos dados estruturados, é que esta geração é diferente. Uma geração que nasceu e cresceu com boom tecnológico, Internet, computadores, videogames, Tv´s a cabo e a diversidade e rapidez no acesso às informações. Uma geração mais imediatista, mais informada, mais inconseqüente, até certo ponto consumista, mas com valores de consumo diferentes e, como alguns de gerações anteriores acreditam, menos séria.

O fato é que ela é muito diferente das gerações anteriores. E com certeza ela também é diferente em sua postura como consumidor. É o Consumidor Y. Não pretendo dar nenhuma opinião como especialista em Geração Y, mas ultimamente venho refletindo, pesquisando e conversando com várias pessoas sobre qual caminho as empresas deverão seguir para se relacionar com este público. 

4 P´s, 4 C´s, 4 E´s - será que os conceitos de Marketing e comunicação que todos conhecemos realmente funcionarão da mesma maneira? Será que a propaganda nas mídias tradicionais é importante para esta geração? E os Programas de Relacionamento e Fidelidade? Será que ela se interessa por pontos ou recompensas? Será que quer se tornar fiel a uma marca? Ou qual será o conceito dela para o termo "fidelidade à marca"?

Ouço alguns profissionais dizendo que, para atingir este público, basta direcionar parte da estratégia de comunicação para a Internet, através das Redes Sociais, Twitter ou YouTube. Concordo em parte, pois não vejo apenas uma transferência de mídia, já que o principal questionamento não é como atingi-la, mas sim como convencê-la a gostar e consumir uma marca ou produto.

Qual a fórmula então? Sinceramente, ainda não tenho a mínima idéia. A única certeza que tenho é que as empresas e agências precisam mudar seus conceitos, quebrar paradigmas e se re-inventarem rapidamente, ou o futuro para elas não será muito promissor. Precisam inclusive olhar com mais atenção para os profissionais da Geração Y que estão trabalhando para elas e aprender com eles. Enfim, precisam descobrir o novo caminho.

Analise seu caso, veja se sua empresa se relaciona de alguma forma com esta geração. Veja se hoje eles são os seus consumidores. Revise sua forma de pensar Marketing e comunicação. Ainda estamos em tempo de testar, errar e aprender. Mas atenção, não caia no erro de pensar que como este público não é o target atual da sua empresa, você não precisa se preocupar com isso agora. Ou pior, não pense que por não ser seu target, você nunca precisará mudar sua forma de fazer Marketing ou comunicação.

Afinal, a cada ano que passa a Geração Y aumenta sua representatividade no mercado consumidor, nos ambientes de trabalho e na liderança da sociedade. As estatísticas mostram que até 2014, a Geração Y representará mais de 50% da força de trabalho ativa no Brasil. Ou seja, ganhando dinheiro e consumindo.

Em outras palavras, esta geração vai ficar mais velha, mas vai manter seus hábitos de consumo, de relacionamento e seus valores exatamente como fizeram as gerações anteriores. Tudo isso lhe chamou a atenção? Ficou preocupado? Então olhe no retrovisor porque a Geração Z já está se tornando realidade também para muitas empresas!!

* Márcio Oliveira é publicitário e consultor especialista em Planejamento Estratégico de Marketing, CRM/DBM, Marketing de Relacionamento, Fidelidade e Incentivo.

Por: Márcio Oliveira

Publicitário, Professor, Sócio e VP de Planejamento e Operações da agência youDb






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