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Saiba como expor sua marca de maneira estratégica

Se a ideia é atingir o maior número de pessoas em uma única ação, uma boa proposta é a mídia Out-of-Home (OOH), pois engloba todas as mídias que impactam os consumidores

Por | 15/12/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Mais que criar uma campanha de mídia para divulgar uma marca é preciso entender, antes de tudo, o perfil do público-alvo. Quando digo "perfil" não é apenas a faixa etária, sexo, escolaridade ou preferência musical, por exemplo. É essencial termos uma análise mais detalhada para escolher a mídia mais adequada. Caso contrário, qualquer tipo de iniciativa será em vão.

Se a ideia é atingir o maior número de pessoas em uma única ação, uma boa proposta é a mídia Out-of-Home (OOH), pois engloba todas as mídias que impactam os consumidores a partir do momento que eles saem de casa. É importante ressaltar, que atualmente, o OOH ocupa a terceira posição no ranking dos meios de comunicação, mais vistos pela população acima de 13 anos, ficando atrás apenas da TV aberta e das emissoras de rádio FM.

Ou seja, é um canal de comunicação em plena expansão e que está se consolidado cada vez mais no Brasil. Afinal, boa parte da população passa mais tempo fora de suas residências, nos seus percursos do dia a dia (da casa para o trabalho, do trabalho para faculdade), gerando mais visibilidade e oportunidades entre marcas e consumidores.

Mas, qual o segredo para uma campanha de OOH?

  1. Procure uma agência que entenda sua proposta. É importante ter sincronia, afinal é ela que colocará em prática a sua campanha;
     
  2. Elabore um briefing bem detalhado. Informe qual o objetivo da ação, a mensagem-chave, público-alvo e expectativa de resultado. Esta é a peça fundamental para captar a ideia geral do projeto;
     
  3. Abuse do planejamento estratégico para criar uma campanha mais assertiva;
     
  4. Direcione a ação para o seu público-alvo;
     
  5. Análise o tipo de mídia mais adequado para sua estratégia de marketing;
     
  6. Atenção com o layout das peças para não errar no formato do conteúdo. Nos locais com maior fluxo de pessoas, geralmente, o período de permanência é mais curto. Aqui a orientação são mensagens rápidas para gerar impacto imediato;
     
  7. Cuidado com a linguagem aplicada nas peças. Ela deve ser de fácil entendimento;
     
  8. Cuidado com o tempo de duração da campanha. Se o período de veiculação for longo não esqueça de fazer a manutenção periódica do material, para não correr o risco de ser danificada;
     
  9. Reforce sua identidade. Seu resultado pode ser muito melhor quando a campanha tem o DNA da marca;
     
  10. Abuse da criatividade! Desperte a curiosidade dos consumidores.

Por: Marcio Falbo

Gerente comercial do Grupo Kallas


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