Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O que é preciso para ser um bom profissional de Marketing?

A empresa continua esperando você seja ousado e transgressor, que a leve para um outro patamar de imagem e relacionamento com o mercado e consumidores

Por | 17/11/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Sempre me perguntam em aulas ou palestras o que é preciso para ser um bom profissional de Marketing. Lendo o jornal outro dia, me deparei com as palavras do Diretor de Marketing da IBM e que me encorajaram a refletir o que esse "novo" profissional do marketing precisa ter ou fazer.

Hoje o profissional de marketing precisa saber navegar dentro e fora da empresa. Estabelecer parcerias e desenvolver bons relacionamentos. Acabou a era do profissional isolado. É preciso ter espírito conciliador, ser capaz de influenciar e engajar parceiros. Essas condições passam a ser premissas para alcançar os resultados, e por consequência, o sucesso.

A empresa continua esperando que o trabalho de marketing e comunicação seja ousado e transgressor, que a leve para um outro patamar de imagem e relacionamento com o mercado e consumidores. Portanto, inovação e criatividade continuam sendo alicerces para esse profissional, que tem de gostar muito de experimentação, novas tecnologias e ser condutor da introdução do "novo" na empresa.

Não basta escrever bem, elaborar e editar fotos, vídeos e conteúdos, saber monitorar, engajar e trazer resultados das redes sociais. Estamos cada vez mais falando de profissionais multitarefas, em um mundo onde a comunicação não é mais ON ou OFF, e, sim, integrada.

As companhias estão em constante transformação, trabalhos e projetos estão mais complexos, exigindo do profissional capacidade de liderar com pressão e mudança contínua, trabalhar com equipes multidisciplinares em prazos curtos, desafiantes e visão holística.

Quem quiser se destacar nesse mercado, tem de substituir a aversão aos números pela vontade e determinação de aproveitar as oportunidades que já estão aí e, principalmente, focar na execução, filtrar e analisar dados extraindo e traduzindo números em resultado para empresa.

Acredito muito na frase: "Informação não é poder. Execução é poder". Um dos mais renomados consultores e autor de livros sobre o tema da execução de estratégias bem-sucedidas nas empresas, Ram Charan, já dizia: "Pode ser difícil, mas é na execução que se faz a diferença".

Acredito que o "novo" profissional de marketing precisa ter determinação. Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Determinação é ter resistência, é agarrar o futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês, mas durante anos, e trabalhar bastante para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma simples corrida.

Enfim, não espere que as empresas e as escolas desenvolvam esse novo profissional. Essa missão é pessoal e está em cada um de nós.

Por: Marcelo Trevisani

Marcelo Trevisani, Head of Digital Marketing, CI&T


Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss