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Como capacitar e aprimorar sua equipe de marketing

Como capacitar e aprimorar sua equipe de marketing

Por | 07/12/2006

mkt@mundodomarketing.com.br

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Como capacitar e aprimorar sua equipe de marketing

Por Marcelo Miyashita*

Já escrevi sobre a importância da prática estruturada do marketing estratégico (artigo: "Como estruturar o departamento de marketing"), como organizá-la, gerenciá-la e alinhá-la a uma postura pró-ativa no desenvolvimento de ações de marketing frente ao mercado. Porém, além de estruturação e gerenciamento é preciso que a prática seja sempre absorvida, aprimorada e transformada em conhecimento junto às pessoas envolvidas diretamente com o marketing, para o desenvolvimento contínuo e necessário desses profissionais.

Precisamos nos preocupar com o aprimoramento técnico, intelectual e humano, a quinta competência de gestão: treinar pessoas

Digo sempre que há cinco competências gerenciais: planejamento, controle, integração, motivação e treinamento. Planejar e controlar são ações básicas atreladas à operação do negócio, integrar e motivar estão relacionadas à liderança e gestão de pessoas, e, treinar, ao seu desenvolvimento. Portanto, não basta somente planejar ações de marketing, selecionar pessoas, atribuir tarefas e responsabilidades. O gestor precisa se preocupar com a assimilação, desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento nas pessoas do marketing. A competitividade exige que empresas tenham uma área de marketing atuante, estratégica e propositora. Para isso é necessário que tenhamos competentes profissionais em desenvolvimento constante, gerando continuamente propostas inovadoras - marketing competitivo se faz com profissionais atualizados e estimulados.

Claro que os ensinamentos do dia-a-dia são importantes e necessários, mas se eles puderem ser acompanhados por estudos, aprendizados estruturados, metodológicos e didáticos, certamente teremos um desenvolvimento mais rápido dos conhecimentos gerados na vivência da prática. No mínimo se ganha mais referências e bases comparativas para que as interpretações de fatos vivenciados sejam mais compreendidas e que as decisões sejam mais prudentes. Por isso que precisamos nos preocupar com o aprimoramento técnico, intelectual e humano, a quinta competência de gestão: treinar pessoas.

O treinamento quando aplicado às pessoas do marketing precisa buscar desenvolver conhecimentos táticos, essenciais e complementares. Conhecimentos táticos de marketing são os conhecimentos diretamente ligados ao trabalho do profissional (nesse departamento há três funções básicas: pesquisa de mercado, análise de marketing e gestão das ferramentas). O profissional pode buscar desenvolver seu trabalho da melhor forma, vivenciando - errando, aprendendo e acertando - e investindo em cursos, especializações, leitura e consultas. Buscar desenvolvimento por conta própria para melhorar a eficiência no trabalho é resultado de motivação interna, mas sendo a empresa o principal beneficiário, é mais que óbvio a companhia também investir no desenvolvimento do conhecimento tático de seu funcionário. Sabemos, nem todo mundo investe no seu aprimoramento e nem todo gestor realiza a quinta competência junto às pessoas. Por isso, para se conseguir a máxima performance de sua equipe, é necessário promover treinamentos estruturados.

O treinamento quando aplicado às pessoas do marketing precisa buscar desenvolver conhecimentos táticos, essenciais e complementares

Os conhecimentos essenciais de marketing
envolvem todos os princípios de marketing, suas bases teóricas, aplicações e formas, principais ferramentas, linhas e visões. Instituições de ensino, nos seus cursos de graduação e pós em marketing, buscam entregar esse conhecimento aos alunos. O essencial é o que se espera de qualquer profissional de marketing na sua contratação, o que não significa que a organização não deva investir na sua evolução.

E os conhecimentos complementares de marketing formam todo saber que dá suporte ao essencial e tático. Desde que esse saber seja relevante e pertinente às características do negócio e realmente promova complementaridade. Como cada empresa é um micro-universo os conhecimentos complementares variam. Uma organização bancária exige que seus profissionais de marketing compreendam a mecânica do mercado financeiro e as relações até psicológicas do uso do crédito, investimentos e aplicações. Sem esse conhecimento complementar, o essencial e tático perdem eficiência na sua natureza: melhorar o desempenho, a eficácia e a produtividade do trabalho do profissional de marketing.

Para treinar profissionais desta área deve-se, primeiro, compreender a resultante da equação conhecimento existente versus conhecimento necessário de cada integrante do departamento. Para isso é importante visualizar o que cada um sabe, até quanto sabe e, o quê, particularmente, vem estudando para aumentar seu saber. Desse diagnóstico pode-se formular um plano de desenvolvimento para toda a área, como um programa de educação continuada baseada em assuntos, linha metodológica e processos didáticos de ensino. Essa aplicação pode mesclar diversas soluções estruturadas como aulas presenciais in company, virtuais on-line, conteúdo informativo em apostilas etc. Há no mercado diversas empresas de consultoria especializadas em apoiar programas de treinamento, fornecendo as mais diferentes soluções de ensino. O que não isenta o gestor de sua participação na formação contínua de sua equipe, pelo contrário.

É busca do empreendedor e de qualquer gestor aprender a ensinar. Ao não desenvolver essa competência gerencial, não se consegue transmitir conhecimentos, formar pessoas e aprimorar suas competências

Para uma pequena ou média empresa o investimento em educação estruturada pode ser abusivo, até pelo número menor de pessoas a desenvolver. Nesse caso, principalmente, é papel do gestor se envolver e buscar liderar o treinamento. Claro, ele também precisará aprimorar-se, mas essa busca precisa ser coletiva e compartilhada para que haja um efetivo crescimento do nível de conhecimento de todos. Há conhecimentos que podem não fazer parte das competências do empreendedor, porém, com certeza, há, por outro lado, muitos conhecimentos importantes que podem ser repassados. A questão é, que para isso, é preciso saber transmitir de forma didática e com metodologia de ensino - e nem todo empresário sabe ensinar.

É busca do empreendedor e de qualquer gestor aprender a ensinar. Ao não desenvolver essa competência gerencial, não se consegue transmitir conhecimentos, formar pessoas e aprimorar suas competências. Nessa situação, o empresário acaba centralizando muitas tarefas - o ponto não é só delegar responsabilidades, é saber delegar e capacitar - e dependendo sempre da contratação de profissionais prontos e formados, pois não consegue efetivamente ensinar e desenvolver suas pessoas para ampliar os resultados do aprendizado da prática do dia-a-dia.

A quinta competência de gestão, definitivamente, é a mais complexa para ser aplicada. Para praticá-la o empresário precisará assimilar o conhecimento de ensinar de forma estruturada e ordenada. Será necessário aprender, estudar e praticar. Mais que isso, será necessário também - e talvez esse seja o grande desafio - planejar um tempo extra no dia-a-dia para dedicar-se a esta "nova" competência. É preciso ter tempo para ensinar e aprender - todas outras competências gerenciais podem ser praticadas no dia-a-dia sem interrupção, são diretamente funcionais. Porém, quando trabalhamos 100% na roda-vida só temos tempo de reagir, repetir e intuir. Aprendemos a ser rápido, mas não sábio.
 
*Marcelo Miyashita é consultor e palestrante da Miyashita Consulting, professor da Trevisan Escola de Negócios, da Faculdade Cásper Líbero e escreve mensalmente para o Mundo do Marketing. Conheça seu trabalho: www.consultoriademarketing.com.

Por: Marcelo Miyashita








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