Será que o Marketing Tradicional morreu? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Será que o Marketing Tradicional morreu?

Marketing Tradicional(Outbound) ou Marketing de Atração (Inbound), qual é o melhor?

Por | 05/04/2011

Compartilhe

Por Marcelo Fernandes*

Muitos profissionais de marketing digital defendem veementemente que os diversos aspectos do Inbound Marketing, e em especial as questões relacionadas as redes sociais, são melhores do que o tradicional. Alguns fãs mais ardorosos dizem ainda que o marketing tradicional é para quem tem bolsos grandes e o Inbound para quem tem um cérebro desenvolvido.

Nos meus 15 anos de experiência, trabalhei com ações envolvendo os dois mundos, desde o e-mail marketing multimídia em 2002 e participação em grandes eventos, até páginas personalizadas do Facebook nos dias de hoje. E você sabe qual eu acho melhor? Bem, é fato que mais de 80% das pessoas com acesso à web procuram todo tipo de informação online antes de decidir sua compra. Isso é uma verdade até nas empresas B2B, em que gestores buscam manterem-se informados para tomar suas decisões. Mas afinal, você sabe as diferenças e quando deve usar os dois?

Será que o Marketing Tradicional morreu?

A escassez de tempo, os custos de locomoção etc fazem da web uma poderosa e conveniente fonte de informação. A facilidade com que clientes criam filtros também gera desafios à publicidade convencional. O fato é que fica cada vez mais difícil comprar a atenção do cliente, pois atualmente é preciso conquistá-la. A tabela acima apresenta algumas diferenças básicas dos dois métodos. Seguem algumas dicas para ajudá-lo a decidir quando utilizar cada um:

1. Defina sua estratégia e público-alvo (buyer personas) e lembre-se: ambos os métodos são ferramentas de comunicação para executar seus planos, ou seja, atingir seu cliente e posicionar sua marca.

2. Reavalie os resultados com propaganda tradiconal (até online), eventos e veja o que realmente funciona. Migre o orçamento do que não funcionou para sua estratégia de Marketing de Atração.

3. Em um país dominado pela TV, a propaganda ainda tem sua eficiência. No entanto, este cenário está mudando em função da web. Agora, o consumidor tem o poder e um megafone vitual em suas mãos.

4. Criar conteúdo é chave, mas antes entenda o que tira o sono de seus clientes e em detalhes o ciclo de vendas de seu negócio. Com essa informação nas mãos, gere conteúdo para cada etapa.

5. Personalize suas páginas nas redes sociais, com a mesma identidade visual usada para as ações offline. E lembre-se: é essencial integrar as duas.

6. Utilize eventos para construir relacionamentos "reais" com seus clientes e aumentar a experiência que eles têm com seus produtos. As informações sobre estes serão buscadas online. Seu estande deve complementar as experiências e informações fornecidas online.

7. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de atração, comece a criar uma. Desta forma, se algum cliente irritado falar mal de sua marca, você poderá resolver o problema antes que se torne viral.

8. Se seu orçamento é mais limitado, invista na web e no Marketing de Atração. Com o custo de um estande, você poderá fazer projetos que colocarão sua marca em destaque na web o ano todo.

Finalmente, respondendo a dúvida. O melhor é criar uma estratégia que utilize os dois conceitos complementares, tomando vantagem dos pontos fortes de cada um. Apesar disso, fique atento, pois o cliente está cada vez mais interessado no mundo online e menos naquela propaganda linda no meio da revista. Ganhar e não comprar a atenção do cliente é um desafio.

*Marcelo Fernandes é especialista em Marketing, com MBA em Gestão Internacional pela BSP, Pós em Marketing e Finanças pela ESPM e Engenharia Elétrica pela Unesp.

Por: Marcelo Fernandes




Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss