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O Marketing e a venda de imóveis

Mercado imobiliário está cada vez mais digital, mas o relacionamento com clientes ainda está abaixo do que poderia ser explorado, principalmente analisando a pluralidade de canais

Por | 26/06/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Você já deve saber que o marketing é uma ferramenta poderosa para divulgação de produtos e serviços. Por este motivo, logicamente pode-se utilizar o marketing para venda de imóveis. Veja como fazer isso, o que fazer durante a utilização da estratégia e os principais canais ideais para uso.

Aposta do mercado imobiliário
Quando você deseja comprar um produto ou serviço, provavelmente faz pesquisas na internet, não é mesmo? Então, precisamos supor que o consumidor fará o mesmo, ou seja, que antes de procurar um corretor ou uma imobiliária, ele já fez buscas na rede.

Desse modo, é importante que o mercado imobiliário aposte no marketing digital, para ser encontrado por pessoas interessadas em comprar ou alugar imóveis. É possível atender esse público primeiramente online, pelo seu portfólio atualizado de opções à venda, buscando resolver o problema de moradia do cliente.

O que o vendedor pode fazer
É importante que o corretor/imobiliária esteja presente na internet, seja em site, blog e/ou redes sociais. Estar em todas estas plataformas é interessante, desde que o conteúdo seja atualizado constantemente. A falta de alimentação de postagens demonstra falta de atenção e de profissionalismo, trazendo o efeito contrário ao desejado.

O ideal é que sejam feitas publicações de marketing de conteúdo nas redes sociais, em blogs e também em e-mail marketing, caso o cliente tenha deixado seus dados no site da corretora. Tudo o que for publicado deve ser útil ao consumidor, fornecendo aprendizado a ele, e, se possível, promover interação, para criar um relacionamento forte. Afinal, quem compra um imóvel com quem não se conhece e confia?

Como utilizar a estratégia
Você tem diversos imóveis à venda, sabe que pode divulgá-los digitalmente, mas não sabe como fazer isso. É hora de mudar a situação!

A estratégia de marketing digital possui uma grande vantagem: o alcance é imenso, já que você não se conecta apenas com pessoas da sua região, e faz isso com baixo custo. Portanto, é algo muito válido para o mercado imobiliário.

Para começar, é fundamental conhecer os seus clientes. Para que isto seja possível, faça perguntas, para saber o que interessa o morador da região. Você só conseguirá atendê-lo se souber realmente o que ele deseja. Promova postagens de interação!

Trabalhar na reputação da pessoa/marca também é muito interessante para criar confiança no cliente. Faça postagens contando sua história, quais são seus clientes com boa imagem no mercado, informe seu diferencial, entre outros. Mostre que sua imobiliária/corretor é digno da confiança do cliente.

Faça postagens que mostram que você é autoridade no segmento, que você realmente entende do assunto. Informe conteúdo relevante à área imobiliária, como: documentos necessários para a compra de um imóvel; o que verificar na visita a uma residência; é melhor comprar ou alugar?; etc., sempre informando de forma dinâmica, sem ser cansativa.

A personalização é um ponto essencial no marketing para venda de imóveis. Utilize suas ferramentas digitais para mostrar um atendimento pessoal, fazendo com que o cliente se sinta importante. Em seus envios de e-mail e e-mail marketing, trate o consumidor pelo nome, falando de seus interesses, procurando resolver os seus problemas.

Os principais canais de marketing
São vários canais para divulgação de seus imóveis à venda na internet, e falaremos dos principais abaixo. Confira.

O site é essencial, mas também é recomendável ter um blog corporativo para alimentação de conteúdo relevante. A linguagem do site dever ser mais formal, incluindo todas as formas de contato possíveis. O blog aceita uma comunicação mais informal, mas as postagens precisam ter profissionalismo, refletindo os valores da empresa.

Sua empresa deve fazer parte de algumas redes sociais, mas somente daquelas que forem relevantes ao seu público. Elas poderão promover interação (altamente recomendável) e também são excelentes para compartilhar o conteúdo publicado no blog. A linguagem das redes sociais deve seguir o padrão do blog.

É importante que a imobiliária/corretor tenha um e-mail marketing para comunicar-se com os clientes, mas recomenda-se que tenha o domínio do site corporativo. Assim, há geração de confiança no consumidor, que se sente protegido na rede e também incentivado a interagir com quem tem imóveis à venda.

Para finalizar, cadastrar-se em uma plataforma de vídeos é muito recomendável para o marketing imobiliário, principalmente para postagens de interação e transmissões ao vivo. É hora de apostar nas suas estratégias!

Por: Marcelo Cots

Jornalista e proprietário do portal Imobiliário Ei Imóvel






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