Tecnologia e inovação para os negócios | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Tecnologia e inovação para os negócios

A tecnologia cresce em todas as áreas, exercendo um papel fundamental para ajudar na solução de problemas do negócio e em uma infinidade de atividades

Por | 12/11/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Na era da transformação digital, atrair a atenção das pessoas pode ser o maior desafio que uma empresa pode ter. Pesquisas indicam que uma marca tem menos de 10 segundos para capturar um novo cliente. Portanto, para ter sucesso nesse tempo irrisório, é preciso oferecer algo inovador e diferenciado, uma vez que conquistar clientes exige que as companhias posicionem a inovação não apenas como uma estratégia pontual, mas como um componente estratégico de seus negócios.

Mais do que pensar apenas em produtos e serviços disruptivos, os líderes executivos e técnicos deveriam encarar a inovação como um processo cultural, com ações que ajudem suas operações a crescerem continuamente. Inovar não é apenas ter novas ideias, mas também aprender a fazer as coisas de uma maneira mais ágil, assertiva e sustentável. A inovação deve ser proposta, portanto, de dentro para fora, como um aspecto estrutural de todas as companhias. O funil de seleção do mercado permitirá que apenas empresas com culturas inovadoras sobrevivam no mercado, que, sem dúvida, vive um momento único de mudança digital.

Esse pensamento tem levado grandes companhias a adotarem novos processos de trabalho voltados à integração e o desenvolvimento de ideias. Por conta disso, os avanços estão indo além e estão motivando cada vez mais empresas a adotarem escritórios baseados no formato open space, aproximando equipes e profissionais para que eles possam agir de forma colaborativa e, assim, criar melhores serviços, processos e produtos para o mercado. O objetivo é estimular a comunicação, a interação e a troca de experiências para formular as inovações que, de fato, gerarão valor à organização e aos consumidores. Especialistas validam essa integração, uma vez que as demandas por projetos digitais têm crescido em todas as áreas, inclusive na de marketing, que hoje é uma grande consumidora de soluções de TI.

Nesse cenário, outra ação importante é a utilização de novos modelos de operação para a tomada de decisão. Como destaque, podemos ressaltar o avanço da Metodologia Ágil, ou Agile, que vem ganhando espaço nas corporações por propor um método que entrega resultados mais assertivos, com a facilidade de corrigir erros rapidamente.

A tecnologia cresce em todas as áreas, exercendo um papel fundamental para ajudar na solução de problemas de negócio, no aumento de produtividade, na gestão de vendas, na segurança digital e em uma infinidade de atividades que são crucias para o bom funcionamento das operações. Porém, se compararmos o estágio de informatização das empresas brasileiras com companhias internacionais de outros países avançados, notamos que ainda há muito a ser feito. É preciso ampliar a presença de soluções que facilitem a gestão, a comunicação e a capacidade analítica das companhias, agregando confiabilidade, assertividade e segurança aos processos.

Esse gap fica ainda mais evidente quando comparamos o Brasil, cuja malha industrial carece de investimentos e de atualização para conseguir competitividade conforme parâmetros internacionais. Segundo dados do Global Innovation Index, índice de inovação global desenvolvido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), já somos a 66ª economia mais inovadora do mundo, atrás de países latino-americanos como Chile e Costa Rica, o que é muito preocupante. O relatório destaca que o grande desafio do País é disseminar de forma mais abrangente as novas soluções de TI no mercado corporativo.

Esse contexto é confirmado nos resultados de uma recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que indica que um em cada três empresários reconhece que a indústria brasileira precisará dar um salto de inovação nos próximos cinco anos para garantir sua sustentabilidade em curto e longo prazo. Esse passo é importante, pois ao adotar tecnologia de ponta, as companhias conseguirão agilizar suas atividades e promover ações que visem a inovação.

A facilidade proporcionada por sistemas de TI e por soluções seguras de armazenamento de dados em Nuvem, por exemplo, tem sido crucial para a formação de ecossistemas globais de negócios em diversos segmentos do mercado e as empresas podem usar essas soluções para também aprimorar seus processos internamente.

Em uma era marcada pela rápida transformação, a saída será buscar formas inovadoras de uso da tecnologia para otimizar os negócios e atender os clientes finais com mais agilidade e assertividade. O sucesso empresarial será atingido por quem melhor usar a tecnologia para incremento dos resultados. Essa é uma jornada irreversível e inadiável. Não temos tempo a perder, independentemente do departamento que você atua em sua empresa.

Por: Marcello Miguel

Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss