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3 principais usos de Big Data no Marketing

Como big data pode influenciar o Marketing? Pesquisa indica que profissionais de Marketing veem a ferramenta ao mesmo tempo como um obstáculo e uma oportunidade

Por | 12/06/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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Big data é um desses tópicos que está no auge, mas quando os profissionais de marketing param para realmente pensar sobre isso se sentem sobrecarregados porque na realidade não sabem muito bem o que é e nem como criar valor a partir disso. Para quem não está muito familiarizado com o termo, big data implica no armazenamento de uma grande quantidade de dados (em volume e variedade) e a capacidade de extrair valor dessas informações em rápida velocidade.

Essa enorme quantidade de dados vem sendo gerada pelas empresas graças a quantidade de formulários que preenchemos online, informações de navegação armazenadas em cookies, transações detalhadas em e-commerces e a exposição nas mídias sociais. Ok, mas como isso vem afetando a área de Marketing?

Segundo pesquisa realizada pela QI 2013 com profissionais de Marketing de todo o mundo, big data é vista ao mesmo tempo como um obstáculo e uma oportunidade. Um dos grandes desafios é avaliar quais informações realmente valem a pena, e é claro, direcionar um investimento real em tecnologia para agregar valor através dessa variedade enorme de dados.

O lado negativo é que a maioria ainda não investe suficientemente em tecnologia (71% dos entrevistados). Mas o lado positivo é que a maioria já aponta que big data tem desempenhado um papel importante na aquisição e retenção de clientes como na identificação de novos leads e no preenchimento inteligente dos seus perfis.

Existem várias  formas de extrair valor dessa quantidade de dados disponíveis, de modo a tornar o marketing mais assertivo e consequentemente aumentar as vendas das empresas. Só para citar alguns exemplos a Uaizo listou três dos principais usos de big data na área de Marketing:

1. Sua empresa pode armazenar as interações e compras dos seus clientes para traçar um perfil que auxilie na tomada de decisões. Através do histórico de compras do cliente você pode saber perfeitamente o tipo de ação que o motiva a engajar, que tipo de atendimento e relacionamento ele espera ter com a marca e até mesmo se o argumento de venda utilizado deverá ser uma promoção, venda casada ou exclusividade, por exemplo. Com todas essas informações o marketing se torna mais direcionado, aumentando as chances de conversão.

2.É fundamental saber a quantidade de dinheiro que cada cliente dá para empresa, seu custo de aquisição e o lucro final que você obtém com ele para direcionar suas ações. Através do uso de big data sua empresa sabe quem são seus melhores clientes e consegue mensurar suas ações. Por exemplo, oferecer um benefício que irá diminuir sua margem de lucro vale a pena se tratando de um cliente que compra muito, mas pode não valer a pena se tratando de outro cliente. A realidade é muitas ações e até mesmo clientes simplesmente não compensam para a empresa.

3. Através do uso de big data é possível configurar a automação de algumas ações, tornando sua empresa mais dinãmica. É possível desenvolver um sistema de feedback automático que responda as necessidades dos clientes com base nos dois itens acima: o perfil do cliente e quanto ele vale para a empresa. Por exemplo, um cliente que faz uma reclamação sobre a empresa pode receber um pedido de desculpas formal, um desconto na sua compra, um brinde ou apenas um email dependendo do seu perfil e do seu valor.

Formas de usar os dados da sua empresa para agregar valor e lucro ao negócio não se esgotam aí. O importante é que os profissionais de Marketing comecem de algum lugar para que possam atingir resultados mensuráveis e cada vez melhores em transformar prospects em clientes efetivamente engajados, engajamento em potencial de receita e anúncios cada vez mais direcionados em vendas diretas.

Por: Marcelle Xavier

Atua no Marketing da Uaizo, startup mineira especializada em gestão automatizada de e-comme


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