Importância da gestão de marcas como um diferencial competitivo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Importância da gestão de marcas como um diferencial competitivo

Todas as marcas são capazes e devem pensar em, antes de vender um produto, gerirem a sua marca, o que torna a comunicação e o posicionamento muito mais assertivo

Por | 30/04/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O branding é uma ferramenta de comunicação que trabalha construindo percepções positivas sobre uma determinada marca. A estratégia é uma importante aliada para gerar bons negócios para as empresas. É importante destacar que a gestão de marcas não é apenas um logotipo ou símbolo ligado a empresa, mas, sim, um sentimento, é como a empresa irá se comportar e impor-se dentro e fora dela.

As marcas ganham cada vez mais importância no cenário atual, os consumidores querem muito mais do que apenas comprar um determinado produto. Eles querem poder fazer parte da marca e, a partir disso, vivenciar boas experiências, resultando na criação de defensores da marca. É nesta fase que o branding se torna essencial nas grandes e pequenas empresas, pois, ao oferecer boas experiências, é possível aumentar as possibilidades de negócios e o diferencial competitivo da empresa.

Todas as marcas são capazes e devem pensar em, antes de vender um produto, gerirem a sua marca, o que torna a comunicação e o posicionamento muito mais assertivo. No branding, o DNA da empresa tem o propósito de evidenciar como as marcas são realmente únicas, aumentando o potencial competitivo. Assim como nos seres humanos, o nosso DNA é diferente dos demais, isso é um dos fatores que faz com que sejamos únicos no mundo. No universo das marcas não é diferente, cada empresa tem o seu próprio DNA, sua essência, e isso é o que diferenciará uma marca da outra. Quanto mais os aspectos tangíveis e intangíveis estiverem alinhados ao DNA de uma marca, mais lucrativas serão as experiências.

Portanto, quando posicionamos a marca de uma maneira assertiva tudo fica mais fácil, os concorrentes ficam mais visíveis, as personas e o público-alvo ficam mais claros, garantindo que a marca se posicione com mais facilidade, ocupando uma parte de destaque importante no mercado, sendo única pela sua própria essência.

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Maka Werner

Lenadro Werner – o Maka – é fundador e Diretor de Criação do Maka.Branding, consultor de branding e marketing, possui 10 anos de experiência no mercado, sempre atuando como facilitador em processos de gestão de marca. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), especialista em Gestão do Design e mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss