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Confissões de um First Timer

Leia o artigo de Luiz Henrique de Oliveira Simões

Por | 18/02/2009

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Confissões de um First Timer

*Por Luiz Henrique de Oliveira Simões

A primeira vez que tive a oportunidade de participar de um evento internacional relacionado à pesquisa de mercado foi por meio da conferência anual QRCA (Qualitative Research Consultants Association). Há tempos que queria fazer parte de encontros deste tipo e fui o ganhador da primeira Global Outreach Scholarship oferecida pela QRCA e disputada por pesquisadores qualitativos do mundo inteiro.

Para um first timer, foi gratificante estar em um congresso internacional e ter a oportunidade de aprender e compartilhar com profissionais da minha área. Além disso, aprendi novas técnicas e metodologias e expandi meus horizontes em relação às possibilidades e tendências da pesquisa qualitativa.

A pesquisa online foi a grande vedete da conferência. Acredito que uma tendência é a consolidação desta metodologia como um produto default nos institutos. E isto está cada vez mais próximo devido à incorporação e universalização das tecnologias e o maior conhecimento, tanto dos compradores como dos vendedores de pesquisa, sobre as possibilidades e limitações destas técnicas.  

No caso do Brasil, como nosso parque tecnológico é mais antigo, a conexão à rede global é de baixa qualidade e os clientes e os institutos são mais conservadores, acredito que a onda da pesquisa online chegará um pouco mais tarde, mas a idéia já está aí. Por fim, após quatro dias de imersão em pesquisa qualitativa, terminei a conferência com duas certezas:

1º: A pesquisa de mercado ainda é uma ferramenta poderosa que continua desenvolvendo novos métodos e técnicas de pesquisa, que cumprem com grande êxito a tarefa de acompanhar as mudanças comportamentais dos consumidores que são cada vez mais frequentes nos dias de hoje.

2º: Tornei-me um conference addict. Nessa conferência, fiz um novo amigo, que se autointitulava como um "Conference Junkie". Em uma das inúmeras conversas com Peter Lovett, ouvi a melhor definição da importância de participarmos de eventos deste tipo: "Eles são também um excelente meio de abrir sua cabeça para o que está acontecendo no mundo da pesquisa. Ao longo dos anos temos visto o surgimento de novas abordagens como NLP, semiótica, neurociência, futurologia, etnografia e meia dúzia de outros temas que promovem novos olhares à maneira como conduzimos nossas pesquisas".

Desde então acredito que esta é uma das formas mais eficientes de nos mantermos atualizados sobre tendências e possibilidades de negócios da indústria de pesquisa de mercado. A participação em eventos deste tipo deve ser valorizada pelas empresas e principalmente pelos profissionais. Eu, com certeza, estarei nos próximos e espero vê-los por lá!

Para finalizar, gostaria de sugerir o membership em dois sites. O primeiro é o da QRCA. Os interessados podem se associar para o ano de 2009 por meio do preenchimento do formulário no próprio website da associação. Acredito que vale muito a pena, pois existem inúmeros programas de treinamento, fóruns, bibliotecas de artigos e outras tantas atividades online com outros pesquisadores do mundo inteiro. Outro site interessante é o da AMA - American Marketing Association. Mesmo para não associados, o conteúdo do site é notável e há opção para assinar newsletters sobre eventos free of charge que acontecem via web.

* Luiz Henrique de Oliveira Simões é Analista de Mercado da Direkt. E-mail: luiz.simoes@direkt.com.br

 

Por: Luiz Henrique de Oliveira Simões




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