O efeito da propaganda sobre as mulheres | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O efeito da propaganda sobre as mulheres

É quase uma fórmula matemática: Mulheres + Compras + Liquidação + Cartão de Crédito

Por | 15/06/2011

Compartilhe

Por Luciana Itinoseki*

Avareza, segundo os sete pecados capitais, significa o apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas. Considerando tal definição, ouso dizer que este é o retrato de pelo menos 70% da população feminina brasileira. Não importa nem como ou onde, se é a vitrine da sua loja preferida ou não. Anunciar uma liquidação é como fazer mágica. Os cartões de crédito aparecem milagrosamente em suas mãos!

É quase uma fórmula matemática: Mulheres + Compras + Liquidação + Cartão de Crédito resultam em ingredientes perfeitos para o lucro da indústria da moda e bens de consumo. Quem nunca ouviu falar da personagem Beck Bloom? Beck Bloom é a protagonista do retrato feminino no Best seller "Os delírios de consumo de Beck Bloom". Ela é uma jovem apaixonada pelo mundo da moda e não consegue desviar os olhos das vitrines, estejam em liquidação ou não. Seu pecado: Avareza. Sua fraqueza: Ser humana e deixar os instintos femininos dominarem seu orçamento.

Tais características representam o que Sigmund Freud definiu na psicanálise como "ID". "ID" significa saciar as necessidades básicas do ser humano. Denominado como principio do prazer, proporciona satisfação imediata, pois está ligado ao impulso. Qual mulher nunca desejou ter um cartão sem limites para satisfazer seus desejos? O que não foi questionado é que se após comprar tudo que o limite permitir ela estará realmente satisfeita.

A partir deste ponto, a indústria de bens de consumo e moda trabalha o nosso psicológico. Chama nossa atenção com liquidações, belos figurinos expostos nas vitrines, perfeita iluminação, facilidade de crédito e anúncios de novas coleções chegando por diversos meios de comunicação.

Desta forma, atire a primeira pedra quem resistir à tamanha tentação! Somos humanas como Beck Bloom. Infelizmente, a personagem não tem um final feliz, cheia de dívidas, ela acaba leiloando seu guarda roupa, o que não é tão diferente do retrato brasileiro. Não se faz um leilão de roupas, mas sim empréstimos em cima de empréstimos ao banco e longas parcelas de financiamento apenas para saciar nosso "ID". Loucura ou descontrole é assim que a publicidade vende. Seduzindo o universo feminino com promessas da moda, luxo e aversão ao velho.

*Luciana Itinoseki é radialista, graduada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Twitter: by_lucyana

Por: Luciana Itinoseki




Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss