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Por que a SXSW traz tantas expectativas?

Maior festival de criatividade e inovação do mundo concentra negócios importantes e faz mercado refletir sobre mudanças de comportamentos e consumos atuais

Por | 06/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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O mercado criativo está vivendo aquele momento do ano em que a expectativa que antecede o South by Southwest (SXSW) toma conta das conversas on e off line. Não é à toa, pois estamos falando do maior festival de criatividade e inovação do mundo. A edição de 2018 acontece entre 09 e 18/03, em Austin, no Texas. Estamos aterrissando por lá e contaremos tudo aqui no Mundo do Marketing.

Ao longo dos 10 dias do SXSW, Austin se transforma num grande polo de negócios e de entretenimento, onde as atrações se dividem em espaços e momentos diferentes - SWSW Interactive, SXSW Music e SXSW Film. Recentemente, a curadoria de conteúdo relacionado ao futuro da Educação cresceu tanto que o SXSW Edu começa três dias antes, aquecendo a cidade para o furacão de ideias que se aproxima.

Brands & Marketing Track
O SXSW é um destino prioritário para quem trabalha com marcas, por isso começamos com as dicas da Track Brands & Marketing. Os grandes players e pensadores que atuam nessa área - que nunca foi tão nebulosa - estarão lá discutindo o futuro desta indústria, se é que ainda podemos chamar assim. Alguns exemplos de painéis desta trilha dão pistas sobre os temas mais quentes:  no painel "Goodbye Mad Men, Hello New Gen", Katie Benner (The New York Times), Aileen Lee (Cowboy Ventures) e Tina Sharkey (Brandless) discutirão as novas regras do engajamento para marcas empenhadas em atingir o consumidor de hoje.

Já Alex Chung, fundador da Giphy, vai partilhar seus questionamentos sobre um possível limite na produção e consumo de conteúdo e promete contar no que a Giphy vem trabalhando para o futuro do entretenimento. Outra apresentação que merece destaque é "Why engaging with politics is critical for brands", de Latia Curry, que atua na RALLY, liderando campanhas de marcas como NBCUniversal, Reddit, Google.org, entre outras.

Para Miranda Wylie, da equipe do SXSW, "Em uma época em que todos têm uma marca pessoal a considerar, Brands & Marketing Track oferecerá perspectivas ímpares sobre o desenvolvimento de uma voz autêntica, colaborando para o bem social, a importância de assumir uma posição política e a execução de uma estratégia de marketing orientada por objetivos, que pode capturar uma audiência rapidamente ".

Ativações de marcas
No local com maior concentração de executivos C-suite e palco da criatividade, a cidade vira uma grande passarela das marcas. Esse entendimento desperta o empenho de ativações memoráveis que servem de lição para quem atua em qualquer vertente da indústria da comunicação.

O que não falta são caminhões de dinheiros sendo despejados a cada esquina para transformar um restaurante na casa do Youtube, uma cervejaria na do Pinterest, uma escola de yoga na casa da Amazon. Mas, muitas vezes, uma boa ideia se sobrepõe a grandes verbas e ações menos exuberantes acabam sendo as mais comentadas: ano passado mulheres vestidas de vermelho como June Osborne, personagem de HandsMaid Tales, foram vistas andando pela cidade - uma ação da Hulu, e fotografadas por todo lado. Uma das apostas desse ano é a ação da HBO, que promete levar Westworld ao SXSW com a reprodução da cidade de Sweetwater, onde fãs poderão, assim como os personagens da trama, viver uma simulação do velho oeste em companhia de robôs que se confundem com seres humanos.

Casas de marcas
No Southby, apesar da opção dos stands usuais em feiras e afins, alguns grandes nomes do mercado internacional investem em estruturas maiores, casas onde oferecem comes e bebes e uma agenda de atrações diversas - shows, palestras, festas, experiência usando novas tecnologias etc. Esse ano, espaços como a Mashable House, Capital One House, Panasonic House, entre outros serão lugares onde as marcas vão aliar novas tecnologias a suas histórias, conceitos e valores a fim de surpreender o público e a imprensa. O Be Brasil Lounge, espaço da Apex-Brasil no JW Marriot, promete ser o QG dos brasileiros que precisam de um pit stop com comidinhas e espaço para fazer uma reunião com alguém que acabou de conhecer na fila dos keynote speakers ou literalmente recarregar as baterias. 

Estar em Austin acompanhando essa efervescência é uma honra e um privilégio que compartilharemos por aqui, sempre buscando trazer os melhores insights para inspirar você.

Por: Luciana Bazanella

Co-fundadora da White Rabbit e idealizadora do projeto Trends Report SXSW 2018


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