Artigos

Publicidade
Publicidade
Digital

Vídeo marketing: o favorito da publicidade digital

Graças a sua diversidade de formatos, empresas estão conseguindo cada vez mais produzir conteúdos específicos para seu público

Por Lucas Esteves - 26/11/2020

Já é de senso comum afirmar que a população busca mais conteúdos em formato de imagens a textos. Atualmente, nós vivemos em uma sociedade conectada e veloz, ligada no "220", e as empresas perceberam que devem acompanhar essa tendência, produzindo conteúdos mais curtos, personalizados, interativos e imagéticos. Os avanços tecnológicos nos proporcionam um leque de opções nunca antes visto e o consumidor anseia diariamente por novidades.

Para se ter uma ideia da realidade em que vivemos, segundo levantamento realizado pela Brightcove, empresa que atua no mercado audiovisual, 79% dos entrevistados indicaram o vídeo como melhor formato para acompanhar uma marca. Ainda com dados da mesma pesquisa, 76% das organizações aumentaram seu tráfego orgânico com a utilização de recursos audiovisuais. O vídeo marketing, por exemplo, é cada vez mais empregado, pois ele permite a produção de conteúdos diversificados, que se adequam aos públicos das campanhas, e devido a isso, é atualmente o preferido entre os publicitários.

Mas, afinal, o que significa vídeo marketing? Como o próprio nome diz, ele é uma estratégia de marketing, que utiliza de recursos visuais para a transmissão da mensagem. Esse recurso possibilita trazer clareza para as ações das empresas, seja explicando um produto, resultado ou processo. 

Várias são as possibilidades ao utilizar este tipo de recurso como, por exemplo, o formato motion design, que mescla princípios do design e cinema, através de técnicas, como whiteboard  e flat design. 

De forma resumida, o whiteboard é uma linguagem que utiliza de desenhos, símbolos e textos que vão se formando em um quadro branco, sendo utilizado comumente para contar histórias. Já o flat design é uma técnica mais elaborada, que permite um leque maior de possibilidades, com movimentos fluídos, formas e cores sólidas, fazendo a mensagem chegar de forma lúdica e leve, auxiliando na conexão do espectador com a marca.

Outro ponto positivo do vídeo marketing é seu formato, que por ser em vídeo, desperta o interesse de quem está vendo e explica o conteúdo de forma mais simples. É aquela famosa história: entendeu ou quer que desenhe? Ao visualizar o conteúdo desenhado em sua frente, fica muito mais fácil para o consumidor compreender a função do produto e suas qualidades.

Nós sentimos que o mercado audiovisual está passando por um momento incrível e ficou ainda mais acelerado com a consolidação do home office. Cada vez mais o público anseia por conteúdos com o seu perfil. Com um briefing bem definido e os objetivos da campanha claros e alinhados, é possível transformar a ação publicitária em um grande marco para uma empresa. A técnica do vídeo marketing é flexível, atemporal e com inúmeros benefícios.

Leia também: Vídeos curtos: da febre entre Centennials ao lazer na pandemia - Estudo produzido pelo Mundo do Marketing Inteligência.

Por: Lucas Esteves

Motion Designer e Diretor de Criação da Ideia Clara