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Como enfrentar as intempéries no mercado de negócios globais

Indústria de pesquisa de mercado deve oferecer insights em tempo real que forneçam uma base para a rápida tomada de decisões. Empresas precisam de visão instantânea de soluções

Por | 02/08/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Se a indústria de pesquisa de mercado continuar com seu papel como parceira inestimável para os negócios globais, ela deve oferecer cobertura contra as intempéries do mercado, com insights em tempo real que forneçam uma base para a rápida tomada de decisões.

Nos últimos anos, o mercado global sofreu várias alterações drásticas que causaram grandes variações afetando o modo como as empresas fazem negócios. E, à medida que o ritmo das mudanças acelera, ficou cada vez mais claro para a Toluna que as empresas precisam de cartas na manga que lhes dêem uma visão instantânea das necessidades em constante transformação de seus clientes mais importantes.

Mais velocidade e agilidade
Hoje as empresas competem com companhias que estão em sua própria cidade e outras que se localizam a meio mundo de distância, sendo fundamental que obtenham percepções do consumidor mais rapidamente do que nunca, a fim de ter a segurança que precisam para avançar nas suas decisões de negócios. De fato, os executivos de todos os lugares agora praticamente igualam a velocidade na tomada de decisões com sucesso. Em um artigo recente na Fast Company, Dave Girouard, fundador da Upstart, escreveu: "Muitas pessoas acreditam que a velocidade é inimiga da qualidade. Até certo ponto, eles estão certos - você não pode forçar a inovação e, às vezes, o gênio precisa de tempo e liberdade para florescer. Mas na minha experiência, esse é um dos casos raros. Muitas vezes, algo feito rápido sai bem feito".

A urgência que Girouard descreve - que está literalmente permeando o mercado - foi associada a orçamentos cada vez mais rígidos e processos internos simplificados, à medida que as empresas procuram ficar à frente dos concorrentes. Isso significa que as empresas não podem mais dedicar tempo e recursos ilimitados a estudos de pesquisa de mercado; eles precisam de insights agora e pelo preço certo para que eles tenham algum valor competitivo. Estudos caros e demorados que garantem 100 por cento de certeza são coisa do passado. Na verdade, hoje em dia, as equipes de insight são solicitadas a fornecer percepções do produto em um dia ou menos para oferecer suporte a decisões estratégicas. Essa demanda está levando as equipes a se inclinarem frequentemente para uma abordagem mais interativa, por exemplo, apresentando estudos breves a um número limitado de participantes como teste, e então enviando rapidamente outra pesquisa para acompanhar os resultados.

Claramente, a indústria de pesquisa de mercado deve fornecer o mecanismo por trás da necessidade de velocidade dos negócios. A Toluna oferece esta solução.

Tecnologia como peça central da mudança
Não é de surpreender que os pesquisadores, tanto em equipes internas quanto em empresas de pesquisa de mercado, tenham se voltado para a tecnologia como um grande facilitador. Os avanços estão possibilitando que até mesmo pequenas empresas desenvolvam perfis profundos de seus clientes mais importantes. Tecnologias como o rastreamento digital fornecem roteiros claros do comportamento online dos consumidores, enquanto os assistentes digitais e a inteligências artificial (IA) "prevêem" o futuro, permitindo às empresas uma visão da intenção do cliente. Mais do que nunca, o desenvolvimento faz com que pesquisadores e profissionais de marketing cheguem às informações vitais de que precisam em tempo recorde, possibilitando que eles respondam a qualquer atribulação do mercado.

Mudanças na tecnologia são, naturalmente, um grande fator que promove alterações no mercado global, levando empresas e consumidores a esperar entregas quase instantâneas com a promessa de "melhor, mais rápido e mais barato". E se uma fonte de bens e serviços não puder cumprir a promessa, eles estão mais do que dispostos a procurar em outro lugar. Pense nisso: se uma consumidora não consegue encontrar exatamente o tom de batom que deseja em um site da Boticário ou da Natura, há muitos outros lugares para onde ir. Esse tipo de interrupção do mercado competitivo significa que as empresas estão em disputas competitivas que não estavam anteriormente em seu radar. Essa é claramente uma situação complexa que exige vigilância constante e um fluxo consistente de informações ativas ​​das equipes de insight.

A pesquisa de mercado precisa estar constantemente à frente da curva tecnológica, a fim de se estabelecer como um conselheiro inestimável para seus parceiros de negócios.

Demanda por maior eficiência através da automação
Uma das maneiras pelas quais as empresas lidam com o custo intenso e a pressão competitiva é por meio do aumento das funções internas de pesquisa e planejamento de  mídia. Um exemplo perfeito é a Procter and Gamble, a maior compradora de publicidade do mundo. Nos últimos anos, a empresa tem aumentado suas funções internas, com o anúncio feito por seu CFO Joe Moeller em janeiro: "Vamos automatizar mais planejamento, produção e distribuição de mídia, organizando tudo internamente". Isso é uma continuação de um esforço que já reduziu os custos de agência e produção da empresa em US$ 750 milhões anuais nos últimos anos.

Observe que o CFO da P&G deu crédito para a capacidade de automação da empresa e, assim, poder ter mais projetos feitos internamente. Cada vez mais, graças à tecnologia avançada, as empresas podem colocar os projetos de pesquisa nas mãos de profissionais internos, economizando tempo e recursos valiosos.

Para permanecer viável, a Pesquisa de Mercado deve fornecer às empresas as ferramentas e os conhecimentos necessários para efetivamente automatizar algumas funções de pesquisa, garantindo resultados precisos.

Abrigo das grandes intempéries
Como nunca antes, a indústria de pesquisa de mercado se uniu para fornecer aos negócios globais as ferramentas e os conhecimentos necessários para competir efetivamente no universo On Demand. O exemplo perfeito disso é o Insights on Demand Consortium, um grupo da indústria que traz profissionais de pesquisa em conjunto para servir como a vanguarda nas pesquisas de mercado, abordando a necessidade da próxima geração de negócios para ideias dinâmicas. Em outras palavras, a nova indústria de Pesquisa de Mercado será o abrigo contra as grandes intempéries nos negócios globais.

Por: Luca Bon

Diretor de Vendas da Toluna para a América Latina


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