Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Consumo e Consciência

A consciência na produção e no consumo de produtos vem de perguntas como: Por que fazemos o que fazemos? Para que? Para quem? Os produtos e serviços transformam a vida das pessoas?

Por | 13/04/2016

leonardo@youdb.com.br

Compartilhe

Há alguns dias, no auge da confusão política no País, me deslocando de táxi de uma reunião para outra, o motorista que me conduzia iniciou uma conversa que não poderia ficar muito distante do que se passava em Brasília e nas ruas. O que me chamou a atenção desta vez é que o rapaz iniciou a conversa em um `tom´ um pouco diferente do usual:

- Pois é, a confusão no Planalto e no Brasil está grande. Para mim política é a arte da `boa conversa´. A arte do que se pode chamar de democracia, isto é, compreender o que as pessoas querem e precisam e então transformar esta energia em ações práticas.

Depois desta colocação precisa, tinha pouco a acrescentar:

- Bem, sob este aspecto, acho que estamos longe da sua definição.

As palavras têm uma força poderosa. Se bem compreendidas, elas podem literalmente transformar um país. Mais do que uma crise política e econômica, vejo que o país passa por uma crise de consciência.

Sinto falta da visão de um destino coletivo, de uma escolha consciente por um país melhor. Como nação, temos uma infinidade de excelentes atributos: amorosidade, hospitalidade, alegria, leveza, beleza natural, entre tantos outros.

Com toda esta exposição do que se passa nas salas do poder do País, estamos começando a descobrir que temos também algumas `salas escuras´ como: falta de honestidade, falta de objetividade, de transparência.

Pela minha pouca experiência, é a primeira vez na história recente que tenho presenciado reflexões individuais mais do que discussões acaloradas em um problema que se mostra distante de nossas casas e empresas. E o que isto tem a ver com o relacionamento empresa-cliente?

Acho que estamos começando a abrir a caixa da consciência coletiva e descobrir as sementes que temos plantado. Estamos, como nação, começando a despertar para o fato de que o governo e seu povo são uma coisa só.

Da mesma forma, as empresas e os clientes também são uma única coisa. Se os produtos e serviços são de baixa qualidade, isto é responsabilidade tanto das empresas quanto dos clientes.

Vivemos hoje em um cenário que se tornou altamente complexo em vários níveis. Se pensarmos em problemas que vão além da porta de nossas casas e empresas, dificilmente teremos soluções simples ou rápidas.

Se o cenário não é dos mais agradáveis, então por onde começa a mudança? Apontar o dedo para a empresa do vizinho tipicamente não resolve muita coisa. A não ser descobrir que três dedos apontam na nossa própria direção.

Descobri uma ferramenta simples, mas transformadora, e que pode ser aplicada na sua empresa, na sua vida diária, literalmente em qualquer lugar. A ferramenta começa com um minuto de silêncio. Procure praticar primeiro individualmente, antes de cada movimento em sua vida.

Comecei a descobrir com isto que há um órgão pouco utilizado em nosso corpo chamado coração. Traduzo este órgão como a capacidade de sentir e realmente agir diante das situações. A falta de uma pausa faz com que nós entremos no modo `automático´. Simplesmente reagimos ao que se apresenta na nossa frente.

Descobri que mais do que o desafio da prática é a decisão que está por trás dela. Compartilhei esta prática com uma amiga responsável pelo marketing de uma grande empresa. A resposta dela foi: "Sim, meu dia-a-dia tem sido cada vez mais desafiador. Você não tem uma dica de algo mais simples? Eu não tenho um minuto por dia".

Me dei ao trabalho de calcular. Um minuto corresponde a 0,07% de um dia. Minha reflexão pessoal depois da frase de minha amiga foi: se cada um de nós não tem um minuto por dia, então o que estamos fazendo com o tempo que nos é legado?

A consciência tanto na produção quanto no consumo de produtos vem de perguntas como: Por que fazemos o que fazemos? Para que? Para quem?

Os produtos e serviços deveriam transformar a vida das pessoas para melhor. Trazer alegria ao dia a dia de quem os produz e de quem os consome. Agora, se esta alegria vem embutida com a tristeza de outras pessoas, ela deveria estar sendo revista.

Talvez seja este o recado de todos os desafios políticos e econômicos que o país enfrenta. Quem é que está pagando esta conta? Estas pessoas estão felizes? E você, está feliz com o que faz no seu dia a dia?

 

Por: Leonardo Barci

Presidente da youDb, Formado em Administração de Empresas e pós graduado em Marketing pela FGV. Co-autor do livro Mind The Gap ? Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing






Comentários

Artigos do autor:

Quando o Cliente diz: Não me incomoda!

A Empresa que Nutre os Relacionamentos

A verdadeira riqueza no Relacionamento Empresa-Cliente

Consumo e Consciência

Uma pequena cidade chamada Shopping Center

Deixe seu cliente comprar ao invés de tentar vender

A Bicicleta de Marca

O ‘Fazejamento’ em Marketing

A falta de resultados como caminho

Invertendo a lógica do varejo

Quando a cafeteria decide tirar o café do cardápio

O Relacionamento que vai além da Marca

Educação para o Consumo

Que a Força esteja com você, Luke

Sequestrando o técnico da TV à cabo

Aviões, Nozes e o Relacionamento com Clientes

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II - Final

Relacionamento com Clientes - CRIANDO UNIÃO - Início, Meio e Fim

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II ? 5

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II ? 4

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II ? 3

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II ? 2

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II ? 1

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte 6

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte 5

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte 4

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte 3

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte 2

Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO

Ansiedade e Produtividade

O Mundo não acabou, mas e o Marketing, como fica?

Você trabalha hoje para o Marketing do Futuro?

A Construção do Novo Marketing

Profissional de Marketing de hoje deve ser repensado

Qualidade de Serviço ou Estratégia de CRM?

Privacidade de Informações ? O que é Público. O que é Privado



Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss