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Se queremos relacionamentos melhores e duradouros entre empresas e clientes como perceberam os empresários do Instituto Ethos, é preciso equilibrar a relação

Por | 29/07/2015

leonardo@youdb.com.br

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Escolhi para o artigo de hoje um tema um tanto desafiador: educação e consumo. Tenho reparado que as decisões diárias de consumo afetam diretamente nossa vida, o tempo que dedicamos ao trabalho, aos filhos, à família, aos estudos, ao lazer, etc. Em 2006, quando Al Gore lançou seu documentário "Uma Verdade Inconveniente", fiquei realmente tocado pelo assunto. Embora o documentário tratasse sobre a poluição do planeta e suas implicações, fiquei intrigado sobre o impacto que o consumo tem em tudo isto.

Comecei a investigar um pouco mais e descobri coisas interessantes como um estudo realizado por Annie Leonard sobre a cadeia de extração, produção, distribuição, consumo e descarte que virou um vídeo bastante popular na internet. Se você achar o vídeo superficial, vale a leitura do livro de mesmo nome ("A História das Coisas"). Foram 10 anos de pesquisa e viagens pelo mundo coletando e cruzando dados que mostram numericamente a cadeia produtiva mundial.

Hoje, tenho a compreensão de que a falta de agua não é somente uma questão de má gestão governamental (parte pode até ser) ou algum tipo de destino divino. Longe disto, apenas um uso equivocado dos recursos que temos à disposição no planeja.

Às vezes me assusta o fato de que das 100 maiores economias do planeta, 51 são empresas e 49 são países. Um amigo costumava dizer que o conhecido Big Brother do filme "1986" seria construído pelas empresas e não pelos governos. Bem, ligando a televisão em casa vejo que ele tinha razão. Em um cenário como este, embora pareça antiético um senador no Brasil receber mais de cinco milhões de verbas de grandes marcas para campanha política, isto se enquadra sem grandes problemas no modelo social vigente.

Em um cenário como este, onde o poder econômico se concentra em empresas e não nos governos - que tem como princípio básico a representação das pessoas - as decisões acabam por ter um natural viés comercial.

Isto se tornou tão crítico que em 2000, o embrião do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente surgiu dentro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, quando "os seus dirigentes perceberam que as empresas só aprofundariam, no longo prazo, suas práticas de Responsabilidade Social (RSE) na medida em que os consumidores passassem a valorizar essas iniciativas em suas decisões de compra".

E o que tudo isto tem a ver com o Relacionamento entre Empresa e Clientes?

Se queremos relacionamentos melhores e duradouros como perceberam os empresários do Instituto Ethos, é preciso equilibrar a relação. É preciso compreender que dentro de um relacionamento, o lado que tem maior conhecimento e preparo é responsável em contribuir para que o outro se desenvolva na mesma medida.

Destinar um percentual dos lucros apenas porque ele trará um abatimento nos impostos é uma visão restrita. Algumas empresas já têm na composição de sua proposta o destino certo para parte do dinheiro recebido dos clientes, independente do lucro. Esta é uma decisão radical, mas que pode servir como protótipo para uma nova forma de agir.

A referência que gosto de usar é que construímos casas hoje como se faziam há mais de cem anos. Já temos tecnologia para gerar 80% menos resíduos na construção civil (sim oitenta por cento menos!). Mas ainda temos poucas práticas neste sentido. Se a decisão for somente econômica, dificilmente será levada a cabo.

O momento exige das pessoas, das empresas, dos governos e da sociedade mudanças para melhor. Se eu tivesse de escolher um ponto de partida para esta mudança, começaria pelo destino, escolhendo o tipo de sociedade que queremos viver daqui há alguns anos. A definição de um propósito claro e simples para as organizações é um bom ponto de partida. Não apenas porque isto irá gerar resultado financeiro, mas simplesmente porque isto é o melhor que podemos fazer agora.

Por: Leonardo Barci

Presidente da youDb, Formado em Administração de Empresas e pós graduado em Marketing pela FGV. Co-autor do livro Mind The Gap ? Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing


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