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Relacionamento com Clientes ? CRIANDO UNIÃO ? Parte II - Final

O bom relacionamento é ao mesmo tempo um caminhar para fora bem como um caminhar para dentro. É uma descoberta do mundo lá fora e do ?mundo aqui dentro?

Por | 12/02/2015

leonardo@youdb.com.br

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Fechando o último artigo desta série especial, vou chegando à conclusão de que o Bom Relacionamento (seja entre Empresa e Clientes, Funcionários, Fornecedores, Governo, Sociedade, etc.) é ao mesmo tempo um caminhar para fora bem como um caminhar para dentro. É uma descoberta do mundo lá fora e do "mundo aqui dentro".

Olhar apenas para dentro é criar uma empresa "Ego"cêntrica, voltada ao redor de si mesma, de seus problemas e de suas necessidades, sem compreender seu impacto na sociedade. Olhar apenas para fora é criar uma empresa "Ex"cêntrica, que vive com base apenas nas opiniões externas, seja através de pesquisas, leituras de potencial de mercado, prêmios e indicadores externos de sucesso, perdendo a perspectiva de si mesma.

Se me fosse possível dar minha visão, diria que o melhor ponto é onde o externo e o interno se tocam. É onde a empresa busca em primeiro lugar uma Boa Relação com seus Clientes (afinal é para eles em última instância que os produtos e serviços serão entregues) mas ao mesmo tempo respeita a si mesma. Conhece suas habilidades e capacidades. Tudo isto, naturalmente, pode mudar ao longo do tempo - afinal a única constante no mundo é a mudança - mas a empresa tem certa clareza de seu papel no mundo. Seja em sua localidade, em seu estado, em seu país.

Pensando em um ponto de partida para esta "referência inicial" da empresa, poderia partir, por exemplo, de uma empresa que veio da Alemanha produzir papeis decorativos no Brasil. Esta empresa terá muito rapidamente algumas referências acessíveis para si. Olhando para a Alemanha poderíamos trazer: Precisão, Durabilidade, Persistência para produzir o melhor. Olhando para o Brasil poderíamos incluir a Beleza Natural, o Calor Humano a Exclusividade de nossa Fauna e Flora.

Somando todas estas referências poderíamos ter um papel tão bonito e preciso que imitaria o desenho e as ranhuras de uma árvore milenar brasileira sem ter havido a necessidades de reduzir um centímetro de nossas florestas nativas. E mais, a certa distância as pessoas diriam que é uma perfeita madeira de lei!

Esta é a beleza do autoconhecimento. É saber de onde estamos partindo e o que isto pode contribuir conosco. Ao mesmo tempo que temos nossas referências positivas, é preciso também ter a clareza de que o Criador é afinal alguém Criativo! Decidiu colocar dentro de cada um de nós o Bem e o Mau. Ou você acha que este conto americano surgiu do nada?

É começar a compreender que - sem julgamento de valor - o mau é aquele jogo social de soma zero... para menos. É onde construímos um modelo de produção e consumo onde alguém sempre sai perdendo. É a compreensão de que todos somos parte do mesmo todo.

Para citar um exemplo pessoal, parado no trânsito dentro de um taxi outro dia vi uma pichação na parede ao lado que dizia: "Você É o trânsito". Uma frase simples mas que me trouxe uma profunda reflexão. Afinal, se eu estou no trânsito, eu também sou o trânsito!

Havia separado material suficiente para este último artigo para pelo menos mais quatro ou cinco páginas. Preferi deixar duas referências sobre meu próprio aprendizado quando se fala de Relacionamento.

A primeira delas é a necessidade do autoconhecimento. Acho que uma boa referência é o filme Matrix. Há um momento para mim que ilustra isto muito bem. E aquela cena onde o Neo (sim o ator principal) interage com o Oráculo. Ela então aponta para uma frase que está acima da cabeça dele: "Conhece-te a ti mesmo". Esta é a chave.

O autoconhecimento para mim é a "ferramenta" que permite a compreensão do outro a partir de si mesmo. É como um "atalho".

O segundo é a habilidade - eu chamaria até de maestria - entre saber equilibrar o que acontece dentro e o que acontece fora. Citando novamente o Steve (o Jobs, claro), acho que a sua maneira ele sabia aproveitar e ignorar o que estava acontecendo ao seu redor.

Se você chegou comigo até aqui, desejo do fundo do coração Bons, Prósperos e Felizes Relacionamento para sua Empresa e para Você.

Por: Leonardo Barci

Presidente da youDb, Formado em Administração de Empresas e pós graduado em Marketing pela FGV. Co-autor do livro Mind The Gap ? Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing


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