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Remarketing para lojas virtuais pode ir além

Pode-se fazer muito mais com esta estratégia. Podemos exibir anúncios com cupons de descontos, produtos similares ou condições especiais para que conclua a compra

Por | 30/09/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Imagine em uma determinada loja, o consumidor testa alguns produtos, conhece outros e após alguma indecisão sai da loja antes de finalizar a compra. Nas lojas físicas não há como encontrar cada cliente pessoalmente e oferecer uma condição especial ou outro produto que se adeque melhor às suas necessidades. Já no âmbito virtual existem algumas possibilidades de atrair novamente o cliente que desistiu de última hora, uma vez que este mesmo comportamento também é muito comum nos consumidores virtuais.

Esse é o trabalho do Remarketing que, de forma inovadora, funciona como se o vendedor da loja corresse atrás do cliente com os produtos que desistiu de adquirir na última hora - mas de uma maneira bem mais sutil e convincente.

Como funciona o Remarketing?
Tecnicamente, o remarketing se utiliza de um código inserido em sua loja e cria uma espécie de marca em cada cliente que navega pelas suas páginas. Desta forma é possível saber quais produtos aquele cliente está buscando e exibir anúncios mais relevantes enquanto navega pela internet. Com essa informação em mãos, as possibilidades são ilimitadas.

O mais comum é que sejam exibidos anúncios com os próprios produtos visitados, mas pode-se fazer muito mais. Por exemplo, para aqueles clientes que ainda não compraram, podem ser exibidos anúncios com cupons de descontos, produtos similares ou condições especiais para que conclua a compra. Aos clientes que já converteram podem-se exibir anúncios com produtos complementares, como um suporte de televisão para àqueles que compraram uma televisão, por exemplo.

Há como definir ainda as listas por gênero, faixa etária e segmentos específicos. Enfim, as possibilidades são muitas, é necessário apenas criar as estratégias comerciais que estejam de acordo com as da empresa. É importante lembrar que essa exibição de anúncios só será mostrada em blogs, redes sociais e sites que tenham algum vínculo com a rede da empresa que fornece o remarketing. Atualmente, os fornecedores deste tipo de publicidades mais utilizados são o Google e o Facebook.

A importância do Remarketing para as lojas virtuais
Sabemos que atualmente, no Brasil, mais de 97% dos visitantes de uma loja virtual saem sem concluir a compra. Neste cenário cada vez mais competitivo, onde cada conversão conta, a possibilidade impactar o cliente no momento certo do ciclo de compra e segmentar melhor o público para exibição de anúncios personalizados pode aumentar significativamente as taxas de conversão das lojas virtuais e ainda diminuir o custo de aquisição por cliente.
 

Remarketing

Por: Leonardo Alves

Diretor de Marketing Digital da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) e Sócio fundador da Agência Coldvector


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