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Marketing de Incentivo: Uma luz no fim do túnel

Leandro Capozzielli aposta no crescimento do setor com a regulamentação a favor do mercado

Por | 28/05/2009

leandro@infinitimkt.com.br

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Por Leandro Capozzielli*

A recente aprovação em mais uma Comissão da Câmara dos Deputados, desta vez a de Finanças e Tributação, do Projeto de Lei que regulamenta a atividade de marketing de incentivo (PL 6746/2006) mostra que há uma luz no fim do túnel para este mercado.

Foram anos difíceis para nosso segmento pela falta de regulamentação, porém, tudo indica que esta realidade está para mudar. Vimos neste tempo empresas deixarem de investir em campanhas de incentivo por absoluta insegurança quanto às regras e modelos de atuação em confronto às leis tributárias vigentes.

Sabemos que as campanhas são autopagáveis, uma vez que os prêmios - que são o maior investimento de uma campanha - só são distribuídos caso a campanha alcance seus objetivos. Então, como explicar a diminuição brutal que nosso mercado sofreu nestes últimos dois anos? Falta de regras claras não são estimulantes para as grandes empresas, que são a maioria de nossos clientes.

As distribuições trimestrais (ou quatro vezes no mesmo ano civil) são possíveis novas armas que serão usadas para que a atividade possa finalmente cumprir o papel para o qual foi criada: a expansão de resultados, seja em vendas, idéias ou mesmo qualidade. A limitação dos prêmios a um percentual do salário, que surgia como opção no texto inicial do projeto de lei, foi retirado da proposta - a Comissão Trabalhista da Câmara entendeu que o formato excluía a possibilidade de um trabalhador que ganhasse salário mínimo, por exemplo, viajar para a Europa. Não há como questionar a importância do marketing de incentivo para a distribuição das mercadorias e serviços. Infelizmente, essa disciplina é extremamente subutilizada - mas agora poderá "renascer" com sentidos e limites próprios, ajustados para seu total desenvolvimento.

Agora é só aguardar que o projeto finalize sua jornada até sua aprovação final e sancionamento para vermos as ações de incentivo e premiação receberem definitivamente seu espaço nos planos de marketing.

* Leandro Capozzielli é presidente da Orange Soluções Integradas e da Infiniti Incentive.

Atualizado em 30/6/9

Por: Leandro Capozzielli




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