A Mítica inspiracionista de Musk | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A Mítica inspiracionista de Musk

Apresentação improvisada do bilionário e visionário no Festival SXSW gerou grande interesse de grupos. Discurso de especialista é algo que se contrapõe ao momento atual

Por | 15/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Bastou um post no Twitter do bilionário e visionário Elon Musk, dizendo que viria ao Festival SXSW em Austin, que os ânimos se exaltaram. Os grupos de Whatsapp pipocavam mensagens em uma histeria digna destes tempos exponenciais. Se já estava difícil escolher uma palestra entre dezenas de oportunidades incríveis no exato mesmo horário, agora era preciso tentar adivinhar em qual palestra o fundador da Tesla Motors poderia aparecer de surpresa. Foi só o festival comunicar que ele responderia perguntas que pessoas se prepararam para acampar na fila para pegar ingressos para uma apresentação improvisada.

Mas de onde vem esta magia que movimenta milhares de seguidores? Elon é um homem de negócios, visionário com certeza, mas não pertence ao mundo do show business e tampouco é um ídolo do esporte para gerar tamanha mobilização. Então, hoje sentada junto com sua multidão de admiradores, eu finalmente entendi de onde vem toda essa fascinação.

"Meu objetivo é inspirar vocês", disse Musk.

E como inspira, não por sua oratória ou carisma, mas por sua clareza de propósito, sua visão longínqua, sua mentalidade gigantesca. Seu discurso é algo que se contrapõe radicalmente ao momento atual em que vivemos. Corta.

Ezra Klein, co-fundador e editor da Vox, comentou em sua palestra que se tivéssemos que imaginar uma capa do jornal para o momento atual seria: "Está tudo horrível. Por Deus, alguém faça alguma coisa". Mas de onde vem o sentimento de que tudo está horrível? Vivemos uma total crise de valores, repleta de um discurso derrotista, vivenciamos crise após crise, que nos habituou a buscar resultados de curto prazo para garantir a sobrevivência. Desenhamos indústrias e corporações com incentivos imediatistas que nos tornaram pessoas eficientes em más escolhas. Este é o cenário que convivemos em casa, no trabalho, nos papos de bar. Corta de novo.

Voltamos ao Elon Musk, o cara que planeja colonizar Marte, revolucionar a indústria da energia, que alega estar disposto a tudo para que a nossa civilização resista até a uma possível Terceira Guerra Mundial. Sua visão exploradora está baseada em paixão, em explorar novas oportunidades, fazer algo que deve ser feito e que ninguém pegou para si. Seu moonshot que mira no planeta vermelho, inspira empreendedores e pessoas como eu e você a olhar de novo a nossa volta e rever como podemos fazer o que fazer, só que melhor, mais econômica e com menos impacto no planeta. Seu plano ousado possui uma agenda que para acontecer conduz a descobertas revolucionárias, que vão resolver problemas de agora para nós terráqueos.

Como diz um amigo querido, devíamos pensar como alienígenas. Musk pensa e ainda divide conosco seu sonho, sua mentalidade extra aumentada. Sua visão nos convida a levantar o olhar e buscar um objetivo maior, amplo, ousado. Como ele mesmo disse: "a vida não pode ser apenas resolver um problema triste depois de outro. Precisa haver coisas que o inspirem, o que faz você se alegrar de acordar pela manhã e fazer parte da humanidade".

Por: Karina Israel

Co-fundadora da YDreams Global e curadora do Trends Report SXSW 2018 da White Rabbit


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss