Artigos

Publicidade
Publicidade
Relacionamento

Os 15 comportamentos da nova liderança

Afinal, qual é a diferença entre chefe e líder?

Por Karen Monterlei - 01/02/2021

Liderança é um termo bem amplo e multidisciplinar, relacionado à Psicologia Social, Antropologia, Ciências Políticas, História. A liderança está presente em todos os grupos humanos, levando em conta que os líderes contam com uma personalidade, com traços marcantes e características que, em dado momento podem ter um papel decisivo para as organizações e, principalmente, em relação à vida das pessoas. 

Mas afinal, qual é a diferença entre chefe e líder? 

Sobre tomar decisões, o chefe vai querer sempre decidir sozinho, porque ele considera que só ele está apto para isso. O líder, em contrapartida, envolverá os liderados nas decisões, facilitando e inspirando a decisão. 

Na delegação de tarefas, a tendência do chefe é centralizar as atividades em torno dele mesmo. Não delega funções nem autoridades. Por outro lado, o líder confia nos seus liderados, mas sabe delegar de forma responsável. 

Sobre transmissão de informações, a tendência é que o chefe detenha informações e as retenha, não passa adiante. Já no conceito de liderança moderna, essas informações devem ser filtradas, separando aquilo que é estratégico, que deve ficar com o líder, daquilo que é operacional, ou seja, o modo de se trabalhar.   

O que é ser líder ágil?

O tempo todo o termo VUCA é citado pelos quatro cantos do mundo e tem tudo a ver com liderança e com o papel do líder. VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. 

O mundo VUCA e o líder ágil caminham juntos. Cabe a esse novo tipo de liderança desenvolver características ou atributos que facilitem essa caminhada. O líder ágil é aquele que consegue criar esse estado em três níveis diferentes: indivíduo, time e empresa.

- Individual: impactando a si mesmo e outros indivíduos da organização, inclusive seu cliente;

- Time: impactando times ou subtimes;

- Empresa: impactando na organização como um todo.  

É papel da liderança ágil demonstrar e vivenciar com atitudes e exemplos a cultura que esperamos da organização. Realizar um ajuste entre a cultura (valores e comportamentos) e as estruturas (métodos, processos, sistemas). Não recompensar e incorporar aos mecanismos os comportamentos que não queremos. 

15 Comportamentos e Atitudes da liderança ágil:

- Ser simples em sua forma de pensar e agir;
- Ter visão sistêmica do seu negócio e sempre buscar melhorá-lo;
- Ter foco e capacidade de estimular seu time;
- Permitir os erros e aprender com eles;
- Estimular o melhor das pessoas por meio de um ambiente construído com confiança e transparência;
- Estabelecer conexões genuínas;
- Entender as necessidades: suas, das pessoas, do seu cliente e do seu negócio;
- Ser o exemplo por meio de suas atitudes e comportamentos;
- Zelar pelo bem das pessoas;
- Ser flexível e adaptável;
- Tornar possível o autogerenciamento;
- Comunicar sua perspectiva para as pessoas e cocriar com a perspectiva delas;
- Estimular a colaboração e não a competição;
- Ter sua atuação como coach;
- Ser capaz de entregar valor para seu time, seu cliente e seu negócio.

Três dicas para ser um líder ágil: comece a usar amanhã!

Dê exemplo

O líder deve desenvolver sua autodisciplina e resistência. Dê um bom exemplo para seu time e para todas as pessoas que podem observar suas atitudes, avaliando se condizem ou não com as atitudes de um líder. 

Seja presente

Mantenha-se próximo (mesmo a distância!), acessível. 

Comunique-se

Uma comunicação clara é essencial. Dedique um tempo para garantir que suas comunicações sejam acessíveis e entendidas. Forneça e receba feedback claro e regular (contínuo), para que as pessoas saibam o que você espera e te digam o que esperam de você.

Entender as necessidades individuais vai ajudá-los em seu desenvolvimento. Para construir confiança com sua equipe, seja aberto e honesto em suas interações.  

Líderes ágeis são flexíveis e inspiram grande lealdade e confiança nos membros de sua equipe, que se tornam seus seguidores. Líderes ágeis inspiram sua equipe a alcançar seus objetivos.

Por: Karen Monterlei

Agile Expert da K21