Evite o anúncio invisível | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Evite o anúncio invisível

Para garantir o sucesso das campanhas digitais, primeiro, é necessário planejar e pesquisar. Segundo, a empresa precisa ter dados sobre o comportamento do público

Por | 13/05/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Relatório divulgado pelo Google mostra que 56% das campanhas digitais simplesmente não são visualizadas pelas pessoas. Porém, no oceano de anúncios que o usuário visualiza todos os dias, como garantir que a campanha da empresa não se torne invisível?

O mercado de anúncios digitais no Brasil não para de crescer. Apenas em 2014 o setor movimentou US$ 3,19 bilhões, segundo o eMarketer, com crescimento de 28% em relação ao ano anterior. Em um universo de mais de 100 milhões de internautas no país (o que corresponde à metade da população brasileira), praticamente todas as empresas reconhecem a importância de ter banners em sites de grande acesso.

As interações obtidas pelos anúncios podem não representar a realidade: mais de 90% dos anúncios nas grandes plataformas têm interações falsas, segundo pesquisa da startup Oxford BioChronometrics. Resumindo: grande parte do engajamento obtido na Internet é feito por bots, máquinas que realizam tráfego na web e enganam empresas, fazendo com que muitos sites tenham um número superestimado de visualizações da página.

Entretanto, não são apenas os robôs os responsáveis pela invisibilidade dos banners na web. A própria posição deles no site é fundamental. Os que estão na parte superior, que dispensam a rolagem da tela, são os mais vistos. O tamanho também influencia na visibilidade e neste aspecto os anúncios verticais são bem sucedidos porque ficam mais tempo no campo de visão do usuário.

Para garantir o sucesso das campanhas digitais, dois pontos são fundamentais. Primeiro, é necessário planejar e pesquisar sobre anunciantes. Identificar padrões e posições dos principais anúncios é o primeiro passo para elaborar banners de qualidade. Depois, a empresa precisa ter dados sobre o comportamento do público que visualiza aquele espaço e a própria eficiência da página, como o tempo de carregamento. Qualquer informação obtida sobre o que os consumidores fazem na página direciona os profissionais a definirem os tamanhos, espaços e conteúdos para o anúncio digital.

Atualmente, estar na Internet é fundamental para qualquer negócio. Porém, é preciso fazer mais do que simplesmente marcar presença na web: o usuário quer interação, conteúdo de qualidade e produtos que realmente façam a diferença em sua vida. Caso contrário, a marca continuará no limbo do marketing digital e invisível aos olhos do consumidor.
 

Por: Juliana Azuma

Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss