Artigos

Publicidade
Publicidade
Planejamento Estratégico

Por que escolher uma agência de branding

Enquanto as agências de marketing digital ou dos designers gráficos se concentram no designer, as consultorias de branding são especialistas em estratégia

Por Juliana Argollo - 28/04/2022

Investir em branding é a coisa certa para empresas que querem ter uma comunicação assertiva e serem líder de seus segmentos. Enquanto as agências de marketing digital ou dos designers gráficos se concentram no designer, as consultorias de branding são especialistas em estratégia. Algo totalmente diferente da criação de anúncios ou do desenho de logotipos.

Uma consultoria em branding será capaz de te ajudar a:

1. Comunicar com mais eficiência;
2. Se conectar com seu público-alvo;
3. Fidelizar seus clientes;
4. Potencializar seus investimentos em publicidade;
5. Direcionar suas ações de crescimento.

Em resumo, escolha uma agência de branding se você:

- Está em um segmento competitivo e quer se diferenciar da concorrência.
- Deseja agregar valor aos seus produtos.
- Está expandindo e deseja fazer isso com estratégia e consistência
- Está no mercado há algum tempo e precisa atualizar a sua comunicação.
- Enfrenta dificuldade para transmitir o valor do seu produto/serviço.
- Não está tendo bons resultados com uma agência de publicidade e marketing.
- Enxerga sua marca como um ativo e deseja aumentar seu valor.
- Tem dificuldade de explicar ao cliente o que você faz e porquê ele deve te contratar.

Se você se encontra em alguma situação similar a essas, um projeto de branding bem feito é a solução perfeita! Agora, como se assegurar de que um fornecedor te entregará tudo o que você precisa? Trouxemos uma lista para ajudar.

Como escolher uma boa agência de branding?

Agora que você sabe que o branding é a resposta para o seu problema, é hora de escolher a sua agência!

Para tomar essa decisão, é preciso que você entenda qual perfil de agência faz sentido para você e ficar bastante atento às entregas que receberá.

Esses são os 5 pontos de atenção decisivos na hora de escolher a sua agência de branding:

1. Tenha certeza de que você está comprando Branding e não apenas uma identidade visual

Infelizmente, ainda é muito comum que alguns profissionais ofereçam o serviço de criação de marca/logotipo, como um serviço de branding. Muita atenção pois, na prática, são coisas completamente diferentes. A principal diferença entre esses serviços é que: enquanto a identidade visual foca na estética do seu negócio, envolvendo desenho de logotipo, paleta de cor e tipografia, o branding vai abranger toda a estratégia de comunicação visual e verbal.

O branding vai definir o posicionamento, experiência do cliente, arquitetura de marcas, tom de voz e outros aspectos relacionados à forma como o seu negócio se apresenta. Para não se frustrar com a entrega, pergunte quais materiais você irá receber ao fim do trabalho e, também, qual a metodologia que será aplicada.

2. Procure um especialista

Se você deseja um projeto realmente estratégico, descarte agências mais generalistas, ou que apresentem o branding como um complemento a outros serviços, como marketing digital por exemplo. Empresas que não são especializadas em branding tendem a entregar um trabalho muito superficial, que gera pouco ou nenhum resultado a médio e longo prazo e não realmente contribuem com o direcionamento estratégico.

3. Pergunte como será o acompanhamento do projeto

Não adianta ter um Brandbook lindo, que nunca será consultado. "Branding" é um verbo em inglês no presente contínuo, e isso já nos diz muito sobre o que esperar desse trabalho: ele é constante. Ainda que você tenha ou esteja contratando uma equipe interna para gestão da sua marca, priorize que a consultoria contratada para elaborar a sua estratégia de posicionamento realize um acompanhamento após a entrega.

4. Atente-se ao cronograma

O branding é um trabalho profundo e estratégico, por isso, desconfie de empresas que prometem um resultado incrível em apenas algumas semanas. Um projeto feito às pressas provavelmente cortará etapas importantes para uma tomada de decisões certeira e podem te causar prejuízos enormes no futuro, como a necessidade de refazer o projeto inteiro do zero. O prazo para um projeto de branding vai depender do seu porte e da metodologia utilizada, mas se a agência promete um projeto com menos de dois meses de duração, fuja!

5. Pergunte sobre valores

Aqui não estamos falando de dinheiro! Com certeza você conhece alguma (ou algumas) histórias de marcas que se envolvem em polêmicas, especialmente com relação às causas morais e sociais. Para evitar esse tipo de problema, tenha certeza que sua agência compartilha dos mesmos valores que você e que tenha capacidade de orientar sua empresa com relação a pautas importantes como a diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Por: Juliana Argollo

Juliana Argollo é sócia-fundadora da Motora.