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Por que você deve prestar mais atenção no Marketing de conteúdo

Tendo em vista a grande importância dessa estratégia no cenário atual, listo 5 razões pelas quais você deve investir em marketing de conteúdo para ontem

Por | 28/04/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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A internet vem amadurecendo e se tornando, cada vez mais, uma poderosa ferramenta nas estratégias de Marketing das empresas. Ela modificou a maneira como os consumidores se relacionam com as marcas e está transformando a atividade de Marketing como um todo, tornando obsoletas algumas de suas estratégias mais tradicionais. O resultado disso é que a cada ano as verbas para ações na web vêm ganhando uma porcentagem maior do budget de marketing. Quando bem realizada, uma ação de marketing na internet atinge diretamente os seus clientes tornando o retorno quantificável, com técnicas de mensuração extremamente eficazes.

Para uma marca ser bem-sucedida hoje em dia, ela precisa se manter atual, saber a importância de se renovar e entender que o relacionamento com o público deve acompanhar os progressos tecnológicos e sociais. Nessa fase de amadurecimento que a internet está atingindo, algumas técnicas de marketing digital têm se mostrado bastante eficazes no que diz respeito à forma como a comunicação atinge o público. E uma das ferramentas mais eficazes hoje em dia é o Marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo nada mais é do que criar e compartilhar uma comunicação relevante com o objetivo de desenvolver um relacionamento duradouro com seus consumidores. Ela pode vir em forma de whitepappers, campanhas de e-mail marketing, posts em blogs, em mídias sociais, vídeos e outros. A diferença principal entre o marketing tradicional e o marketing de conteúdo está no fato de que no marketing de conteúdo o foco não está em conteúdos promocionais. Nele, a preocupação principal é promover algo de valor para os consumidores e prospects.

Tendo em vista a grande importância dessa estratégia no cenário atual, abaixo estão listadas algumas razões pelas quais você deveria investir em marketing de conteúdo:

1. Os mecanismos de busca demandam conteúdo
Os mecanismos de busca estão cada vez mais requerendo conteúdos relevantes e de qualidade, que vão ao encontro do que os usuários estão procurando. O objetivo é que os resultados encontrados nas buscas realizadas sejam os mais úteis possíveis e, se o conteúdo que você criou for considerado relevante para o motor de busca, indica que o que você está oferecendo tem importância para aquilo que os seus usuários estão buscando.

2. Consumidores evitam propagandas e estão em busca de conteúdo
Seus consumidores estão sempre em busca de conteúdo. Eles se utilizam de conteúdo para aumentar seus conhecimentos sobre determinado assunto, mensurar a reputação de uma marca e embasar suas decisões de compra. Em geral, os usuários estão sempre procurando por informações que os ajudem a tomar a decisão certa.

3. Conteúdo permite a interação com consumidores em cada estágio do processo de compra
O Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa um relacionamento de longa duração envolvendo usuários em cada etapa do processo de compra. É muito mais do que estabelecer apenas um contato inicial com a marca. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida engloba tornar a marca conhecida, nutrir os seus leads com informação relevante sobre a empresa, seus produtos, projetos etc., converter estes leads em vendas e garantir que os seus consumidores sejam fidelizados, facilitando futuras conversões.

4. Conteúdo pode fazer a diferença para os seus consumidores, construindo fidelidade
Você acabou de fechar uma venda e converteu aquele lead em um consumidor. E agora? Essa é uma pergunta recorrente que constantemente é feita uma vez que alguém fecha uma venda e não quer perder aquele cliente. Criar conteúdos para quem já tenha realizado a compra de um produto é onde as marcas trabalham o bem mais valioso do consumidor - sua lealdade. É o que transformará aquela única compra realizada em alguém que lerá o seu blog, se inscreverá para receber sua newsletter e se conectará com sua marca nas redes sociais.

Ao produzir um conteúdo relevante, mostrando ao seu cliente como obter o melhor do seu produto ou como você pode fazer a diferença na vida dele, você constrói lealdade, retém seus clientes e melhora seus indicadores. Se você fizer isso da forma que os seus clientes desejam, eles começarão a produzir conteúdos para você, influenciado os outros ao seu redor.

5. Marketing de conteúdo gera um excelente ROI
Ouvimos a todo momento da dificuldade de se mensurar um ROI. Na internet é muito mais palpável mensurar o retorno sobre o investimento das suas estratégias e, em muitos casos, de forma mais efetiva do que nos demais veículos de comunicação. Nas estratégias de marketing de conteúdo o objetivo é desenvolver uma relação de longa duração, afinal de contas, o seu conteúdo ficará disponível pelo tempo que você estiver disposto a deixá-lo disponível para os seus clientes.

Para finalizar, uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é uma excelente forma de atingir os seus consumidores, ajudá-los, informá-los, inspirá-los e entretê-los. A chave para se produzir um bom conteúdo com o objetivo de ajudar os seus clientes a atingir as suas necessidades e os seus desejos e conectar a sua marca de forma única e significativa é sempre colocar o consumidor em primeiro lugar. É pensar no seu cliente tirando o foco da venda, resultando em confiança, uma boa propaganda boca a boca e relações de longa duração.

Por: Jefferson Falcão

Consultor de Marketing Digital e Sócio do GAPE (Grupo de Apoio ao Empreendedor). Graduado em Propaganda em Marketing, com especializações em Gestão de Produtos e Marcas e Gestão da Comunicação pela FGV e MBA em Gestão Empresarial também pela FGV.


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