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Os impactos do Mês da Mulher nas estratégias de trade marketing

Grandes empresas já enxergam a importância de ampliar o protagonismo feminino no PDV, levando em consideração questões atuais, como a diversidade nas organizações

Por | 19/03/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma das datas sazonais que trazem impacto para o varejo no primeiro semestre. A data empresta ao mês inteiro o título de "mês da mulher". Por mais que as discussões sobre empoderamento e a atuação das mulheres estejam em alta, algumas marcas ainda apostam em abordagens inadequadas, reforçando um estereótipo feminino.

Por isso, empresas que atuam na área de trade marketing e pensam essas estratégias levando em consideração questões atuais, como a diversidade nas organizações e a abolição da ultrapassada ideia de "sexo frágil", têm um diferencial competitivo. Essa postura contribui para a valorização da marca, que pensa sua exposição em alinhamento com o momento atual do comportamento do público.

Grandes empresas já enxergam a importância de ampliar o protagonismo feminino nos pontos de venda. De acordo com especialistas deste setor, as mulheres são um público ainda muito negligenciado no PDV, uma vez que este ambiente é tradicionalmente mais masculino, mesmo que o comportamento de compras tenha passado por marcantes transformações nos últimos anos.

A boa notícia é que, onde há problema, há também a oportunidade de fazer diferente. Veja dicas sobre como as marcas podem aproveitar momento e repensar suas campanhas de trade marketing:

Defina o melhor mix de produtos
As marcas costumam lançar edições especiais de produtos nestas datas, mas é importante pensar em um mix que atenda a diversas preferências, não diferentes gêneros. Para definir categorias e planejar lançamentos e campanhas, é preciso ter um olhar que fuja da desnecessária classificação que coloca todas as mulheres em apenas um perfil: delicadas e frágeis.

Esqueça os estereótipos
Seguindo na mesma direção, é preciso abandonar todo e qualquer estereótipo presente nas estratégias de trade marketing. Cuidado ao ofertar panelas, itens de limpeza e aspiradores para as donas de casa, principalmente em datas comemorativas tipicamente femininas, como o Dia das Mães e o próprio Dia da Mulher.

Entenda as suas mulheres
Não englobar todas as mulheres como um único nicho de mercado específico é essencial. Elas têm diferentes perfis, ou seja, não é possível generalizar gostos. É importante fazer uma separação por personas que são interessantes para cada negócio. Quanto mais a marca conhecer os vários perfis femininos que podem se transformar em consumidores fiéis no futuro, melhor.

Diga não à objetificação
Seja em qualquer ação, no ponto de venda ou fora dele, é essencial evitar qualquer brecha  para que as pessoas se sintam como se fossem um objeto. Até mesmo na contratação de promotores para degustações ou demonstrações, ações que comumente trazem uma tradição negativa sobre a objetificação do corpo da mulher.

A dica principal para acertar em estratégias de trade marketing para datas que valorizam as mulheres, portanto, é fugir dos clichês. Enxergar as potenciais clientes como perfis distintos e não as englobar em uma mesma caixa por conta do gênero é essencial para acertar na comunicação e alinhar a estratégia como o que a data realmente representa: a valorização das mulheres em diferentes situações.

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Janaína Meneghel

Jornalista na Involves


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