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Inbound Marketing se consolida no Brasil

Com este cenário de velozes mudanças, as empresas que querem se destacar precisam cada vez mais arriscar em novidades e buscar o pioneirismo em seus segmentos

Por | 16/07/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com medo de que uma estratégia de marketing digital não seja bem-sucedida, muitas empresas perdem a oportunidade do pioneirismo e esperam que as tendências se consolidem antes de "arriscar" uma novidade que tenha um impacto muito profundo nos investimentos, resultados e mesmo na cultura de uma empresa. Isso pôde ser observado com diversas tendências, como o início do uso da internet para publicidade, posteriormente com o uso das mídias sociais como canais de relacionamento com o cliente e mais recentemente com a criação do conteúdo.

Perder a oportunidade do pioneirismo pode fazer com que uma empresa perca um tempo vital em um determinado segmento. Atualmente o que se vê é que as empresas ainda receiam utilizar determinadas estratégias, mesmo que elas tenham resultados positivos para grande parte daquelas que as praticam. O Inbound Marketing, que envolve um novo conceito de como vender produtos baseados no empoderamento do usuário é uma delas. Após certa resistência das empresas brasileiras, muitas já utilizam essas estratégias em maior ou menor grau dentro da organização.

Essa aceitação do Inbound Marketing, no entanto, foi mais intensa após os resultados apresentados por empresas norte-americanas que utilizavam essas estratégias.

Mas, o que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia de mercado voltada para o ambiente digital proporcionado pela internet. Com uma crescente tendência de consumo no ambiente online percebeu-se que os usuários alteraram em grande parte seus hábitos de consumo e que as estratégias outbound (anúncios mais generalizados, como TV, revistas, rádio ou spam) não eram mais capazes de atingir esses consumidores.

O Inbound Marketing prega que existe uma jornada do comprador, onde todo usuário inicia uma compra pela fase onde passa a ter consciência de determinado problema ou oportunidade, posteriormente há a consideração de fatores para resolver esse problema e ao fim a decisão por determinado produto ou serviço, segundo o Hubspot, consultoria norte-americana que desenvolveu a metodologia.

Segundo a estratégia Inbound a empresa que deseja alcançar sucesso na era digital deve produzir conteúdo específico para o consumidor em cada uma dessas fases, preparando ele para que na fase de decisão compre um produto/serviço por quê este conscientemente oferece o melhor custo-benefício para resolver o problema inicial. Neste processo o usuário se torna um lead, onde ele passa de um "desconhecido" no ambiente online para um cliente conhecido por meio da coleta de dados realizada utilizando um formulário onde a empresa oferece algo (e-book, whitepaper, webinar) em troca dos dados desse visitante.

Consolidação do Inbound no Brasil
Para saber como está a consolidação dessa nova estratégia de mercado no Brasil foi realizada a pesquisa "O estado do inboundmaketing no Brasil 2015" com resultados motivadores em relação a prática de novas formas de relacionamento com os clientes e usuários:

• No Brasil 58% das empresas já utilizam o Inbound Marketing (na América do Norte 87% das empresas utilizam);

• Apenas 12% das empresas utilizam ferramentas de automação de marketing;

• Obter um lead é 47% mais barato no Inbound Marketing do que no outbound;

• Entre as empresas que utilizam Inbound Marketing, 92% possui um retorno positivo;

• Empresas que utilizam o Inbound para gerar leads possuem uma chance 60% maior de ROI positivo do que quem utiliza o Outbound;

• Profissionais que priorizam criação de blog são 19 vezes mais propensos a ter ROI positivo.

Para aqueles que pretendem investir em Inbound Marketing também é interessante saber quais são os principais desafios e prioridades dos profissionais que já atuam nessa área:

• Criação é conteúdo é a principal prioridade do Inbound Marketing;

• Os profissionais de marketing têm como prioridade o aumento do número de contatos e leads;

• O maior desafio citado por profissionais da área é garantir orçamento suficiente;

• Criação de conteúdo é a estratégia mais propensa a dar retorno positivo.

O Inbound Marketing não é mais uma tendência e sim uma realidade nas empresas que vem no ambiente digital uma oportunidade de crescimento e expansão. No entanto, ainda há um grande espaço para crescer dentro dessa área afirmam os especialistas em marketing digital. O Hubspot, por exemplo, oferece diversas ferramentas em áreas como CRM, mídias sociais, blog, landingpage, além de consultorias.

Com este cenário de velozes mudanças, as empresas que querem se destacar precisam cada vez mais arriscar em novidades e buscar o pioneirismo em seus segmentos. O Inbound está aí para preparar para essa nova concepção de negócios!
 

Por: Iara Schiavi

Content Marketing na WSI Marketing na Internet


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