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Você acha que a Realidade Virtual está muito distante do seu negócio?

Diferentes setores ganham vantagens com ferramenta, até mesmo naqueles onde muitos imaginavam que poderia haver baixa adesão, como é o caso do Agronegócio

Por | 01/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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As tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual estão ganhando adeptos nos mercados mais distintos. Até mesmo naqueles onde muitos imaginavam que poderia haver baixa adesão. Marcas como VALTRA e STIHL, para citar apenas dois bons exemplos no agronegócio, já saíram na frente ao demonstrar seus produtos através de experiências em Realidade Aumentada e Virtual. Com o uso de óculos VR, a STIHL colocou seus clientes virtualmente nos corredores de um cafezal para conhecer o SP 20, o seu novo derriçador de café. Nada como levar a experiência de uso do seu produto ou serviço direto para o consumidor, onde ele estiver. Trata-se de um projeto 100% desenvolvido no Brasil, pelo time de inovação da Massfar Realidade Aumentada e Virtual, empresa autorizada Zappar no Brasil e em Portugal.

Para empresas como Facebook, Snapchat e Shazam, oferecer e aperfeiçoar experiências em Realidade Aumentada e Virtual é o que existe de mais prioritário e está no centro dos seus principais investimentos. A Shazam firmou uma parceria inédita com a Zappar, líder mundial em tecnologia de Realidade Aumentada e Virtual para dispositivos móveis. Agora, a nova plataforma Shazam pode trazer qualquer material de marketing à vida, principalmente as embalagens de produtos de seus clientes. A tecnologia Zappar é capaz de transformar produtos em animações incríveis em 3D, jogos interativos, quiz promocional e conteúdos em 360 graus. E já tem parceiro global Shazam comemorando a parceria. "Com mais de 150 anos de experiência na produção de tequilas de alto padrão, procuramos inovar constantemente ao longo dos anos para chegar até os consumidores de forma nova e excitante. Essa tecnologia revolucionária oferece uma plataforma acessível e imersiva," afirma Michelle Cater, diretora sênior de Marketing Comercial da Beam Suntory.

Voltando ao cenário brasileiro, o setor de embalagens cartonadas assépticas já é considerado uma referência mundial no bom uso da tecnologia. Através de uma sólida parceria com a SIG Combibloc, a Massfar já produziu conteúdos virtuais para cinco embalagens no segmento de alimentos e bebidas. O próximo lançamento previsto alcançará um número recorde de consumidores, provando que a adesão a tecnologia está em franca expansão.

No mercado de brinquedos não poderia ser diferente. Aliás, não é exagero dizer que o uso da tecnologia será praticamente obrigatório neste segmento. Das cinco principais "Toy Trends" mundiais, a tecnologia de Realidade Aumentada e Virtual está presente em quatro. Quem visitar próximas feiras do mercado de brinquedos na América do Sul já vai encontrar embalagens com conteúdos virtuais cada vez mais incríveis, totalmente integrados com a experiência física do produto. Trata-se de uma tendência avassaladora, pois atende um anseio latente do consumidor: a possibilidade de interagir com seus brinquedos também no universo digital.

A mais recente edição da Gartner Symposium/ITxpo, conferência anual realizada em Orlando, na Flórida, EUA, listou 10 tendências tecnológicas para os próximos 4 anos. A primeira delas diz que até 2020, mais de 100 milhões de consumidores vão realizar compras utilizando a realidade aumentada. Ou seja, começar já a utilizar a realidade aumentada e virtual para elevar o nível das informações digitais representa um passo valioso em direção a um engajamento mais profundo com seus consumidores.

E o que as marcas estão realmente achando de tudo isso? "Estamos colocando no mercado uma ferramenta que foi desenvolvida para ser versátil, ter alta performance e facilitar o trabalho do produtor. E essa experiência em Realidade Virtual nos ajuda muito a explicar melhor toda a tecnologia envolvida", destaca Rafael Zanoni, gerente de Marketing da Stihl Brasil.

Como você pode ver, a experiência é virtual, mas os resultados são bem reais e cada vez mais próximos do seu consumidor.

(Crédito imagens: Depositphotos)

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Henry Assef

Executivo de Realidade Aumentada e Virtual na Massfar, empresa autorizada Zappar Brasil e Portugal


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