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As pontes entre o BI e o Marketing

Artigo reúne cinco pontos que ajudam a relacionar metodologias e como impulsionar o valor da marca no mercado com medidas estratégicas e olhar analítico sobre o público

Por | 15/10/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Como gestores, empreendedores e líderes de equipes, há tempos que já estamos cientes dos processos de mudança do mercado e da necessidade de constante renovação estratégica de nossas companhias para que possamos permanecer fortalecidos diante de um ambiente de negócios extremamente acirrado.

Dentro deste contexto, o marketing é uma ferramenta decisiva para a sobrevivência dos negócios e para construirmos as rotas até os consumidores, por meio do entendimento dos anseios e dores dos clientes que queremos atingir.

Este entendimento, por sua vez, tornou-se muito mais amplo e otimizado, graças a inovação e a evolução de ferramentas de Business Intelligence, capazes de extrair dados que dão sustentação para nossas campanhas e estratégias.

E ainda há um grande campo a ser explorado na relação do BI com o marketing. De acordo com números da Gartner, pouco mais de 9% dos orçamentos de marketing são direcionados para a análise de dados.

Isso quer dizer que, as empresas que se anteciparem neste movimento, ganharão um diferencial competitivo no afunilamento e assertividade de suas estratégias!

Mas como o Business Intelligence se relaciona, de fato, com o Marketing?

Quando pensamos em marketing, é comum que façamos uma conexão da área com atributos como criatividade e comunicação impactante, por exemplo. Esta relação está correta, mas, para chegarmos a estas ações que nos aproximam de nosso público, precisamos de toda uma base de informações.

O marketing requer um conhecimento profundo a respeito do público, seus padrões comportamentais, as personas que nossas marcas querem atingir, as mídias que eles mais utilizam, quais seus anseios, dores e modos de se posicionar no mundo.

É aqui que surgem as soluções de BI.

Tais ferramentas irão analisar, organizar, compartilhar, monitorar e, por fim, transformar dados brutos advindos de diferentes fontes (redes sociais, dados obtidos através de campanhas, dados de nossa base de clientes, etc.) em informações assertivas e relevantes que nos permitam traçar planos de ações alinhados aos objetivos das empresas em que atuamos.

Esta, aliás, é a maior contribuição das áreas de BI para as áreas de marketing: a transformação de dados em conhecimento pertinente, capaz de definir os rumos das estratégias de aproximação com nosso público.

Para aprimorarmos esta relação, entretanto, devemos levar em consideração algumas etapas.

Primeiramente, planeje-se
Qualquer campanha de marketing, seja ela dentro ou fora da esfera digital, sempre exigirá planejamento.

Logo, dados a respeito de nosso segmento, concorrentes e anseios dos consumidores, deverão ser extraídos antes de qualquer planejamento de marketing. Isso permitirá que cenários sejam previstos e que o direcionamento da comunicação seja alinhado de acordo com informações concretas e passíveis de medição.

Direcionando conteúdo com inteligência
O alinhamento entre as áreas de BI e Marketing também é fundamental para que, por meio de estudos aprofundados sobre o perfil de clientes e leads, possamos direcionar o conteúdo certo, de modo assertivo e personalizado, para cada um de seus alvos no mercado.

Isso significa que devemos cruzar bases de dados, levantar informações sobre o ciclo de vida do cliente com nossa empresa e então, definir que tipo de comunicação usaremos, se podemos ofertar novos produtos ou atualizações em nossas ferramentas para clientes já inseridos na base e, que formato de conteúdo é o mais adequado para aquele consumidor.

Utilize os meios corretos
Dependendo do perfil, faixa etária, predileções de consumo e outros dados desta natureza, cada indivíduo certamente terá uma mídia de sua escolha pela qual mais recebe e compartilha informações. E estar a par destas preferências é crucial para encontrarmos nossos clientes onde eles costumam estar.

Novamente, é preciso produzir material personalizado para os diferentes canais em que sua marca está presente. Afinal de contas, a linguagem que utilizamos no LinkedIn pode ser diferente - e geralmente é - da utilizada em redes mais informais como o Facebook, por exemplo.

Mensuração de resultados em tempo real
Outro benefício que o BI agrega a um negócio é o suporte que ele oferece para adaptações e renovações das estratégias de marketing. Com as ferramentas de monitoramento, erros podem ser imediatamente detectados e assim, corrigidos.

Assim, todo o potencial de nossas ações (principalmente quando pensamos no plano digital, Inbound) não é comprometido.

Compreensão e otimização do tráfego orgânico
Com os dados necessários para o delineamento de estratégias, precisamos refinar, continuamente, nossas campanhas, pensando, inclusive, em obter tráfego orgânico por meio de ações bem-estruturadas e oferta de conteúdo relevante.

Utilize da base de dados atual para entender as lacunas que ainda não foram preenchidas em suas estratégias e, com as novas informações retidas, otimize ao máximo o desempenho do seu material rico.

O traço analítico e interpretativo do BI é, essencialmente, uma base sólida para o crescimento exponencial da sua retenção de leads e expansão de mercado. Transformando dados brutos em informação, temos mais chances de compreender a natureza de nosso público e, com sucesso, conquistá-los.

Por: Helenice Sá Silva Lima

Head of marketing and Business Intelligence no Grupo Cassis. Com mais de vinte anos de experiência na área de marketing e na gestão de equipes com foco em alto desempenho, é especialista no desenvolvimento de estratégias de Inteligência de Mercado, visando a captação de novos clientes


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