Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

InsurTechs - o que é? onde estão? como agem? pra onde vão?

InsurTech é a junção do termo insurance (seguro em inglês) + technology (tecnologia). São compostas por empresas e iniciativas que utilizam novas tecnologias e inovações

Por | 06/03/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Para quem vive e respira o mundo da economia digital, de startups e inovação muito provavelmente já deve ter ouvido falar no termo InsurTech. É um termo bem novo aqui no Brasil e já muito explorado lá fora, mas convenhamos que somos uma minoria neste e-cossistema e por isso é importante atuarmos como agentes neste processo de catequização.

O tema já cresceu muito, tanto é que podemos contar com iniciativas específicas como publicações, estudos, sites, consultorias especializadas e eventos que tratam exclusivamente deste tema, como o InsurTech Connect e o InsurTech Conference. Infelizmente todos gringos. Mas antes de falarmos sobre InsurTech temos que entender o que são as Fintechs.

Fintechs são compostas por empresas que utilizam novas tecnologias e inovações para alavancar os recursos disponíveis, a fim de competir no mercado financeiro tradicional e na prestação de serviços financeiros diferenciados. Acompanhando este mesmo caminho diversas iniciativas para o mercado segurador começaram a pipocar. Milhares de startups foram surgindo pelo o mundo inteiro focadas em desenvolver e mudar toda a mentalidade de um mercado conhecido como conservador.

Foi daí que surgiu a necessidade desta indústria passar a usar o termo InsurTech para estas iniciativas se descolando das Fintechs. Mas o que é uma InsurTech?

InsurTech é a junção do termo insurance (seguro em inglês) + technology (tecnologia). De forma clara e resumida podemos pegar emprestada a definição de uma Fintech e ajusta-la para o mercado segurador, ficando assim: InsurTechs são compostas por empresas e iniciativas que utilizam novas tecnologias e inovações que estão em constante evolução visando alavancar a eficiência do atual modelo da indústria de seguros.

InsurTechs pelo mundo (fonte: InsurTech News)

Por se tratar de um mercado dos mais antigos existentes no planeta e sendo bastante regulamentadas, as movimentações, visando dar essa modernidade, ainda são lentas em sua implementação quando tratadas dentro das seguradoras tradicionais e dos órgãos competentes. Essa relação entre as startups, as seguradoras tradicionais e quem regulamenta é o grande desafio que precisa, em algum momento, evoluir.

Especificamente no Brasil trabalhar políticas públicas e regulatórias, inserindo os agentes que atuam neste ecossistema, pode ser uma excelente solução. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que é a principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade da Economia Digital, se antecipou a este movimento e trabalha estas questões dentro de um comitê exclusivo, o Comitê de Seguros, na qual faço parte.

O futuro do mercado segurador é muito promissor, pois conseguimos enxergar que todo o mercado vem se adaptando, de alguma forma e do jeito de cada um, à toda essa avalanche de tecnologias disruptivas que está transformando práticas tradicionais, criando novas maneiras das pessoas terem acesso aos seguros de uma forma muito mais amigável e próxima das pessoas.

Para termos uma ideia do peso de toda essa revolução o exemplo da Metromile ilustra muito bem. Metromile é uma startup americana que começou em 2009 vendendo seguros de automóvel com a tecnologia de telematics (veja o vídeo abaixo) em parceria com uma companhia de seguros, que desempenhou o papel de subscritor. Depois de ter recebido um investimento de cerca de 200 milhões de dólares agora se movimenta para comprar uma companhia de seguros tradicional. É o rabo abanando o cachorro!

No Brasil a Youse surge como a InsurTech referência no Brasil. Uma iniciativa da Caixa Seguradora, 100% online e nativa digital que tem como desafio ajudar nesta transformação que a indústria mundial dos seguros está passando.

É um movimento que precisava acontecer…e está acontecendo!

Por: Gustavo Zobaran

Head BX | Brand Experience na Youse






Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss