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5 razões para se investir em campanhas de Mobile Marketing no Brasil

Conheça as razões para apostar nessa modalidade de comunicação empresarial, ainda em busca de crescimento do serviço no País, embora haja 264 milhões de acessos à telefonia móvel

Por | 25/04/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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Estamos em um momento de crescimento do mercado Mobile no Brasil. O mais recente relatório divulgado pela Anatel mostra que já são mais de 264 milhões de acessos à telefonia móvel. Um número crescente e que movimenta o mercado de aparelhos e planos, mas que impulsiona também setores que circundam esse negócio, como é o caso da Marketing Mobile.

Embora seja algo novo, já podemos falar sobre a aceitação do público Brasileiro. Segundo o site do Our Mobile Planet, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o Distrito Federal já possuem um número de celulares maior que o número de habitantes. 70% dos brasileiros pretendem trocar de celular nos próximos seis meses e a conta mensal da telefonia móvel do brasileiro é em media R$ 107,00. Com isso a publicidade móvel só cresce. Segundo um estudo da eMarketer, e não por acaso, hoje no Brasil são investidos  mais de US$ 41 milhões com publicidade móvel. A prova de que isso funciona está na efetividade das ações e nos resultados, claro.

Mas afinal, o que levaria agências de publicidade e de marketing a investirem em campanhas de Mobile Marketing? Conheça cinco razões para apostar nessa modalidade de comunicação empresarial, ainda em busca de crescimento do serviço no País.

Hipersegmentação: a segmentação no mundo mobile é uma realidade e potencializa os resultados dos anunciantes. Hoje é possível impactar o consumidor de acordo com o perfil de consumo nas diversas plataformas móveis, desde o consumidor que possui um smartphone que acaba de ser lançado até um "feature phone" - celulares que não são smartphones, porém possui diversas funções. Com inteligência mobile sabemos quem são os consumidores, o que acessam e onde estão, com isso conseguimos impactá-los de forma assertiva e com resultado. A hipersegmentação pode ser aplicada em diferentes meios, do SMS ao uso de aplicativos.

Agilidade: as campanhas mobile "off deck" - anúncios em portais que aparecem apenas quando acessados de aparelhos moveis e normalmente direcionaram o usuário para um site otimizado para o celular - seguem a agilidade das ações on line e em poucas horas o anunciante estará no ar, "conversando" diretamente com milhares de pessoas. É possível programar campanhas de advertising "Display Mobile" em portais e adnetworks de forma rápida e eficiente. Já as campanhas que necessitam de aprovação das operadoras, como por exemplo, uma ação de SMS Marketing demanda em média dois dias úteis para liberação.

Personalização: Mobile marketing não são mensagens publicitárias, são diálogos. O sucesso de cada campanha de mobile marketing depende da forma pessoal e individual como são tratados os públicos-alvos. Sem esquecer que os celulares são itens pessoais, sendo assim não podemos ser invasivos. A personalização é fundamental para se ter bons resultados.

Mensuração: Um dos maiores problemas que empresas e agências encontram ao investirem em uma nova mídia - como o mobile marketing - é de conseguir medir a efetividade das campanhas. Em mobile marketing isso já é possível, principalmente se comparado a outras mídias de marketing direto. Vamos usar como exemplo o envio de SMS.

Hoje, existem ferramentas específicas que ajudam a mensurar os resultados e entregar relatórios valiosos para os clientes e anunciantes, recebendo feedbacks sobre: quando houve o acesso, onde foi realizado, em que modelo de aparelho, quantas vezes o consumidor visualizou o conteúdo, além de outras importantes informações que ajudam na análise e mensuração das campanhas.

Mobile não é caro: quanto custa para o anunciante atingir o publico certo na hora certa e ainda ter 97% de taxa de visualização? Quanto custa para desenvolver um aplicativo? Pois bem, esse tipo custo pode ser muito mais barato do que se imagina. Comparado-se às tradicionais mídias de marketing direto, o mobile marketing chega a custar 300% menos, e tem taxas de retorno que podem ser 3 vezes maiores que outras mídias.

O desenvolvimento de aplicativos podem variar de preço, dependendo da complexibilidade, porém podemos fazer um cálculo inverso. Quanto custa para a sua empresa estar presente no dia-a-dia dos clientes / consumidores e poder se relacionar o momento que desejar? Basta fazer essa análise e irá verificar que o custo para o desenvolvimento de um aplicativo não é tão caro como se pensava.

Por: Gustavo Luveira

Publicitário, Especialista em Estratégia de Mobile Marketing e Sócio da Kanamobi ? Mobile Marketing Intelligence


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