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7 Principais Métricas para E-commerce

É normal alguns e-commerces analisarem métricas que não necessariamente medem todos os seus objetivos e também é normal termos dúvidas de como elas funcionam

Por | 21/11/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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É normal alguns e-commerces analisarem métricas que não necessariamente medem todos os seus objetivos e também é normal termos dúvidas de como funcionam as métricas e para que elas servem ou como funcionam, pois no final das contas é tudo uma sopa de letrinhas né? Nesse artigo pretendo explicar quais são as principais métricas para E-commerce, como funcionam e como aplicá-las em seu dia a dia.

Mas antes de falarmos das métricas, precisamos falar sobre o que são Macro e Micro Conversões.

Macro Conversão
Todo site tem algum objetivo, não importa se é um e-commerce ou site institucional, TODOS eles possuem objetivos. A Macro Conversão, é o objetivo maior do seu negócio. Usando um e-commerce como exemplo, a macro conversão será uma Transação (pedido concluído), certo? O Maior objetivo de um e-commerce é vender, esse é o propósito do negócio, e isso é a macro conversão.

Micro Conversão
A micro conversão é o objetivo secundário do seu negócio. Se seguirmos o exemplo de um e-commerce, podemos afirmar que uma micro conversão poderia ser um cadastro de news, ou seja, um objetivo secundário para o negócio, mas que indica que seu site está caminhando para o objetivo principal.

Uma vez explicado o que são macro e micro conversões, vamos agora analisar algumas métricas iniciais para você analisar diariamente em seu e-commerce.

Principais Métricas para E-commerce

1) Transações
É a métrica que conta a quantidade de pedidos que foram realizados em seu site. Como conversamos acima, essa com certeza é a sua macro conversão e o número de transações é a métrica que mede o sucesso ou a falha do seu objetivo.

A única coisa que você precisa ter em mente é que as transações não medem os pedidos pagos, elas medem TODOS OS PEDIDOS. Se o cartão não foi aprovado ou o boleto não foi pago, o GA não pegará.

2) Receita
Essa métrica não é nada menos do que o valor monetário das transações, ou seja, quanto em R$ os usuários gastaram somando todos os pedidos. 10 transações de R$100 = R$1.000 (Receita)

Aqui mais uma vez o GA não contabiliza se o pedido foi pago ou não, ele apenas contabiliza que o pedido foi realizado.

3) Taxa de Conversão
Uma das métricas que mais é necessário analisar. A taxa de conversão é o cálculo de quantas sessões (visitas ao site) acessaram o seu site e finalizaram uma compra, ou seja, uma % das pessoas que acessaram o seu site.

Essa métrica é muito importante para os e-commerces, pois você mede a quantidade de pessoas que está acessando o seu site mas por algum motivo não converteu. Ideal aqui é você se comparar sempre contra o seu próprio histórico e não a médias vendidas no mercado.

Compare seu negócio mês a mês ou ano a ano.

4) Quantidade Média de Produtos
Essa é uma das mais legais e te ajuda muito a entender quantos produtos em média saem por pedido no seu site, ou seja, quando alguém efetua uma compra no seu site quantos produtos ela compra?

Isso é muito importante,1 pois pode te ajudar a medir por exemplo se as pessoas compram mais produtos por pedido para não pagar um frete ou até mesmo gerar um insight para fazer uma promoção de up selling. Aquelas famosas promoções de desconto progressivo de acordo com os produtos comprados.

5) Ticket Médio
O Ticket Médio faz a seguinte conta: Receita / Transação. Essa conta calcula quanto em média é o valor de cada pedido em seu site. Assim como a métrica de quantidade média de produtos, é possível gerar insights para ações e também saber quanto em média cada pessoa gasta em seu site.

6) Taxa de Rejeição
Uma das métricas mais faladas no mercado! A taxa de rejeição mede se as sessões saíram do seu site sem interagir com ele, ou seja, se as pessoas saíram do site na mesma página que chegaram, sem navegar para uma segunda página por exemplo.

Essa métrica é importante demais, pois com ela conseguimos calcular se a página que as pessoas acessam ao chegar no seu site está com poder de conversão. Se a média do seu site é uma taxa de rejeição de 50% e uma página específica possui uma taxa de rejeição acima dessa média, significa que a página não está clara ou não está de acordo com aquilo que o usuário esperava e devido a isso você precisa analisar BEM isso!

7) ROI
A Famosa métrica para marketing online! O ROI mede o retorno sobre o investimento que você fez em uma determinada mídia. Como você pode analisar se os seus anúncios do Google Adwords estão trazendo um bom retorno? Além claro de analisar algumas métricas aqui já mencionadas, você precisa saber se o investimento naquela mídia vale a pena.

O ROI é calculado da seguinte forma:

ROI = (Ganho obtido - Investimento inicial) / Investimento inicial

Com essa métrica você conseguirá calcular o que de fato a mídia está trazendo de retorno direto para o seu negócio.

Essas são algumas métricas iniciais para você poder analisar o seu negócio diariamente e saber o que está dando certo/errado e começar a tomar decisão baseada nesses dados.

Por: Gustavo Esteves

Fundador da Métricas Boss, empresa especializada em Web Analytics com clientes como Richards, Tommy Hilfiger, Super Prix, IBMEC, Vix entre outros. Certificado Google Analytics, formado em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá, mais de 12 anos de atuação em Marketing Digital, tendo passagens por empresas como Shoptime.com, Americanas.com, Comprafacil.com e Leader.com, atuando principalmente com Web Analytics. Vencedor na categoria Cultura e Segundo Colocado na categoria Segurança no Rio Ideias App.






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