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Planejamento Estratégico

A importância de investir em conteúdo de qualidade

Quanto mais informações o usuário fornece, seja e-mail, endereço, empresa, assuntos de interesse, entre outros, melhor será a qualificação da sua base

Por Gustavo Caetano - 27/03/2019

Marketing de conteúdo não é mais uma tendência. É um investimento essencial para muitas empresas. Por meio de um conteúdo relevante e valioso, é possível encantar, engajar e educar pessoas para que estabeleçam uma relação com seu negócio e sua marca. Esta é uma área muito consolidada, como aponta um levantamento da Content Marketing Institute (CMI), instituto especializado na prática e difusão deste tema em questão, onde os marqueteiros alocam 28% de seus orçamentos em marketing de conteúdo.

Já o Hubspot, software de vendas e inbound marketing, mostrou que 53% dos profissionais veem a criação de conteúdo para blogs como principal prioridade para o desenvolvimento das empresas, sendo que 48% deles desejam investir em vídeos no YouTube e outros 46% no Facebook.

Quando se fala de Marketing de Conteúdo, vamos além da necessidade de estar na internet. É mais sobre como se posicionar na web, qual será a estratégia usada para atrair a atenção do público e como se destacar da concorrência. Com uma vasta oferta, o consumidor de hoje busca cada vez mais informações antes de definir a compra final. É nesta lacuna que entra o conteúdo, com as informações que o usuário busca. Quando encontrado, ele auxilia na tomada de decisão e estabelece uma relação de confiança entre a sua marca e o consumidor.

Todo conteúdo gerado pelo seu negócio deve ter a qualidade como item primordial. Esta é uma espécie de vitrine de sua empresa com o público-alvo. Seja um texto com português impecável, uma locução profissional em um áudio ou um vídeo com alta resolução, um hub de informações relevantes vai auxiliá-lo em ganho de visibilidade e credibilidade. Vale destacar que o aumento do público em sua rede pode trazer um maior número de clientes e, consequentemente, vendas.

Por fim, quero que não se esqueçam que, além da audiência, o que mostra que seu conteúdo é de qualidade é a geração de leads. Quanto mais informações o usuário fornece – seja e-mail, endereço, empresa em que trabalha, assuntos de interesse, entre outros – melhor será a qualificação de leads e mais fácil fica entender quem são seus usuários, o que eles fazem e quais seus problemas e objetivos. De posse desses dados, ficará mais fácil a produção de novos conteúdos, ampliação de horizontes e, claro, aquele empurrãozinho para que a equipe de venda obtenha mais êxito.

Por: Gustavo Caetano

CEO da Samba Tech