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Como usar o Google Analytics para aumentar downloads do APP

“Guia essencial” mostra como usar todo o potencial da ferramenta, realizando diferentes tipos de mensuração, de acordo com o objetivo de negócio do produto

Por | 03/08/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Muitos empreendedores digitais usam os dados gerados pelo Google Analytics para melhorar o desempenho dos sites de suas empresas. O que muitos não sabem é que também podem usar o poder de big data do Analytics para aumentar o número de downloads dos seus aplicativos.

Independente de qual seja o modelo de negócio do seu app, se você não for capaz de medir os resultados e transformar os indicadores em ações concretas, as chances de você estar perdendo oportunidades é enorme.

A plataforma de análise do Google permite que os responsáveis, por acompanharem a performance do app, realizem diferentes tipos de mensuração, de acordo com o objetivo de negócio do produto.

O roteiro abaixo é o que gosto de chamar de "guia essencial" para aqueles que querem usar todo o potencial do Analytics. Depois de executar estes cinco passos, você poderá tomar ações precisas para conquistar mais usuários e aumentar o número de downloads do seu app.

1)  Mantenha controle de sua base de usuários com o "Active Users Report":
O relatório permite que você enxergue as tendências de download e uso do app ao longo do tempo, junto às taxas de "dropoff" de sua base. Uma forma interessante de usar estas métricas é a comparação da atividade dos usuários, junto às informações de suas campanhas. Assim, é possível entender o custo de aquisição de novos usuários nas campanhas pagas versus os usuários adquiridos organicamente, e ainda saber se você está atraindo o público-­alvo certo para seu aplicativo.

2)  Entenda o engajamento dos seus usuários com a análise de "Cohort":
Usando a análise de "Cohort", você consegue entender como sua base ativa se comporta "dentro" do app e detectar quando e por qual motivo os usuários voltam ao seu aplicativo após a primeira sessão. É possível, por exemplo, comparar diferentes semanas (ou meses) para medir a eficiência na retenção de usuários adquiridos por meio de um determinado canal e/ou campanha.

3)  Determine o valor de seus usuários com o relatório de "Lifetime Value":
Depois de garantir que os usuários se engajaram com o app e estão o utilizando diariamente, é hora de saber qual o valor do seu público ao longo do tempo. Uma vez definido o "valor" de um usuário com base no modelo de negócio, você pode estabelecer objetivos e checar se eles estão sendo atingidos. Isto é especialmente útil se for comparado com o custo de aquisição de usuários novos e pode dar valiosos insights para a otimização de campanhas. Se o app oferece "in app" purchases, por exemplo, pode­-se descobrir quais usuários são os mais indicados para receber uma determinada promoção ou desconto.

4)  Estude analytics, leia analytics e mantenha­-se antenado no que é novo:
Existem muitas formas diferentes de aplicar o web analytics no modelo de negócios do seu aplicativo, então, é sempre importante manter­-se atualizado sobre as novas funções das ferramentas que você usa. O Google Analytics possui uma estrutura de aprendizado chamada Analytics Academy, e dentro dela, o curso de Analytics para Apps, que eu recomendo.

5)  Organize suas contas de Analytics propriedades e seus apps:
É muito importante manter uma classificação estruturada e inteligente para acompanhar seus aplicativos, duas recomendações que costumo fazer são:

●  Use diferentes propriedades para plataformas diferentes: separe as plataformas de seu aplicativo de forma que você tenha uma conta para a versão em tablet, uma para Android, uma para iOS e assim por diante. Desta forma, você consegue agrupar as tags e customizar a conta conforme as características de cada plataforma.

●  Use a mesma conta para diferentes versões do mesmo APP: o Google Analytics reconhece diferentes versões do mesmo app, assim você consegue manter um histórico coeso e ver os detalhes de cada versão no relatório "App Version". 

Por: Guilherme Paes

Cientista da computação e especialista do Google em analytics de aplicativos. Paes faz parte da equipe do App Makeover,concurso criado pela companhia para estimular o ecossistema de desenvolvimento de apps no Brasil


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