Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Inteligência Coletiva: essencial para manter uma organização saudável

Especificamente em tempos de crise, colocar em prática o gerenciamento colaborativo, com o fluxo meticuloso de inteligência, pode resultar na sobrevivência da companhia

Por | 08/03/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O conceito de Inteligência Coletiva parte do princípio de que nenhum individuo é dono da verdade e tem plenos conhecimentos sobre algo que deve ser analisado de forma holística, por exemplo, em uma empresa.

Organizações ou Corporações, como o próprio nome remete, são comparadas a organismos de um corpo humano. Cada colaborador e/ou departamento pode ser associado a algum órgão ou componente que trabalha de maneira específica para o bem coletivo, a vida. Se algo não opera corretamente, o organismo sente desconforto ou mesmo para de funcionar.

Desta maneira, as empresas são fortemente recomendadas a adotar caminhos que promovam a integração das informações, por meio dos conhecimentos individuais, para que seus planos de negócios e planejamentos estratégicos estejam mais próximos da realidade, minimizando riscos e deixando a tomada de decisão confiável.

Seus gestores devem incentivar formas de conectividade entre os colaboradores, oriundos de todas as áreas (vendas, industrial, atendimento ao cliente, administrativo, engenharia, tecnologia da informação, controladoria, marketing etc.), através de workshops, painéis de debates, pesquisas internas, redes sociais corporativas, reuniões periódicas. Até mesmo o cafezinho no corredor pode elevar a troca de conhecimento.

Especificamente em tempos de crise, colocar em prática o gerenciamento colaborativo, com o fluxo meticuloso de inteligência, pode resultar na sobrevivência da companhia, uma vez que fatores imprescindíveis para sua saúde estão diretamente ligados, tais como: mudanças no comportamento do consumidor, maneiras de reduzir custos operacionais, identificação de gargalos nos processos, necessidades de mercado, concorrência, especificidades de um determinado cliente, dentre outros. 

Em termos comportamentais, fomentar a inteligência coletiva nas organizações trás não apenas benefícios estratégicos ao modelo de negócio, mas também contribui para um maior engajamento dos colaboradores, desenvolvendo o espírito de equipe e a sensação de pertencer a um objetivo acima do que simplesmente o seu trabalho "mecânico" do dia a dia. Motivar todas as "células do corpo humano" impulsiona a extração de todo o potencial individual, resultando em um desempenho coletivo superior.

Porém, como diz a famosa frase da campanha da Pirelli "Potencia não é nada sem controle", é fundamental que haja mecanismos gerenciais para armazenar, compilar e disseminar as informações para que elas não se percam no caminho e sirvam de base para majorar as assertividades. Processos sistemáticos, confiáveis e informatizados podem ser implementados, contribuindo de forma concreta, seletiva e útil.     

Vale lembrar que as informações que flutuam no universo da inteligência coletiva devem estar alinhadas aos objetivos qualitativos e quantitativos das corporações, caso contrário perderão o sentido e virarão apenas dados soltos, sem valor fundamentado. O rumo que a empresa quer tomar deve estar claro na mente e nas operações de seus colaboradores e os processos participativos incorporados em seu DNA, pois assim a empresa passará a pensar em resultados e não no apontamento de problemas. Tudo pela prosperidade do coletivo!

Por: Guilherme dos Santos Teixeira

É coordenador de marketing do Grupo Alvenius. Administrador pela ESPM-SP, Pós-Graduado em Gerenciamento de Marketing pelo Insper-SP, com especialização em Inteligência de Mercado (Ibramerc-SP) e Gestão Estratégica de Negócios (FGV-SP)


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss