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Quanto vale um consumidor que, além de comprar o seu produto, o recomenda? Que conhece a história da sua marca, que dela seja um fã? Numa sociedade cada vez mais virtual e volátil

Por | 13/10/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Quanto vale um consumidor que, além de comprar o seu produto, o recomenda? Que conhece a história da sua marca, que dela seja um fã? Numa sociedade cada vez mais "virtual e volátil", conquistar pessoas com estas características é o sonho dourado das empresas, que vem investindo pesadamente em estratégias para tal.

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Já faz alguns anos, que marcas como Apple, Coca-Cola, Havaianas, Melissa, Nike, M&M, Hershey´s e Lego entenderam que a experiência de compras de seus produtos em lojas multimarcas pode ser tremendamente potencializada em lojas próprias, nas quais o controle de todos os possíveis pontos de contato com os produtos são milimetricamente trabalhados para conquistar compradores fiéis.

Com este objetivo, a Nespresso, que literalmente revolucionou o hábito de tomar café, promovendo com suas cápsulas coloridas, máquinas e, mais tarde, lojas que concorrem com as da Starbucks, deu mais um ousado passo. Um local, o Nespresso Expertise Center, onde as pessoas podem mergulhar em uma experiência sensorial sobre a origem dos seus cafés. Como são plantados, selecionados, processados e embalados até chegarem às nossas casas e escritórios, totalmente preservados em seus aromas e sabores. Tudo isto, com uma grande diferença. As pessoas podem ali consumir, na quantidade que desejarem, todos os tipos de café e modos de preparo, inteiramente grátis!

É uma atividade de sampling permanente, que vai muito além da distribuição de amostras dos produtos. Está embasada em um ambiente totalmente interativo, no qual pode-se conhecer desde a história do café, até as suas variedades e "terroirs", pois aprende-se que, assim como nas uvas/vinhos, a qualidade dos frutos tem uma relação direta com a qualidade dos solos nos quais as plantas são cultivadas.

Os sofisticados processos de seleção dos melhores frutos, sua torrefação (potencialmente pode-se atingir até 900 aromas distintos só nesta operação!), que é toda feita na Suíça, saborização, etc., para a obtenção de uma incrível gama de dezenas de "Grands Crus", que conquistaram milhões de consumidores em todo o mundo.

Além disto, no local, são ministrados vários cursos como os que ensinam a preparar drinques ou a fazer harmonizações da bebida com diversos tipos de alimentos. Para quem gosta desta bebida, vale à pena uma visita. Para quem administra uma marca, ela é imprescindível, por ser uma verdadeira aula de como as empresas de ponta estão trabalhando para se diferenciar em seus mercados, promovendo uma experiência única e imersiva. Rua Padre João Manoel, 1164, Jardins, SP. De terça a sábado das 10 às 18h. Domingos e feriados, das 14 às 18h. Divirtam-se!

Leia também: Análise do setor de café no Brasil. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Grão | Cultivo | Café

 

Por: Gilberto Strunck

Sócio-Diretor da DIA Comunicação


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