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Smile Marketing

O atendimento feito por alguém com um sorriso nos lábios é o princípio de qualquer relacionamento comercial e cria vínculos de fidelidade entre comprador, vendedor e o varejo

Por | 12/12/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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Com a multiplicação das mídias, das possibilidades de pontos de relacionamento das marcas com seus possíveis consumidores, o marketing se segmentou em inúmeras especializações, que contemplam diferentes saberes, em constante evolução. Digital Marketing, Trade Marketing, Shopper Marketing, Endomarkerting, Live Marketing... são tantas as denominações que, muitas vezes, mesmo as pessoas que trabalham na área têm dificuldade para situá-las no conceito geral da matéria.
 
Uma pesquisa recente, da Sax Metrics, investigou o modelo de varejo que mais agrada aos consumidores brasileiros. O estudo obteve como resultado as mais diferentes respostas: bancos, lojas de telefonia, de eletroeletrônicos, farmácias, padarias, entre outras. As apontadas como as piores foram os bancos e as lojas de telefonia, apesar de todos os esforços que os gestores desses dois tipos de varejo vêm empreendendo nos últimos tempos para melhorar suas instalações e atendimento.
 
O apontado como o melhor modelo, para surpresa de muitos, foi o das feiras livres, com a justificativa de que o atendimento é personalizado, o vendedor conhece profundamente os produtos que vende e tudo é feito sem burocracia e sem problemas. O interessante, é que este tipo de varejo existe, literalmente, há milhares de anos, sendo a forma mais simples e direta de interação entre quem quer vender e quem quer comprar alguma mercadoria.
 
Os contatos entre nós e as máquinas, ATMs, call centers, lojas virtuais etc, são uma realidade e só tendem a se multiplicar, mas, analisando a pesquisa, fica claro que nada substitui a interação presencial entre as pessoas. O atendimento feito por alguém com um sorriso nos lábios é o princípio de qualquer relacionamento comercial, a "porta de entrada" para o estabelecimento de uma relação diferenciada, para a criação de vínculos de fidelidade entre comprador, vendedor e o varejo que ele representa.
 
Em função disso tudo, proponho aqui o Smile Marketing, que pode e deve ser aplicado a todos os tipos de varejo. A prática do Smile Marketing, embora simples, é desprezada por grande parte dos vendedores, que nos atendem sem um mínimo de cortesia e educação, sem as condições básicas para criar conosco a empatia necessária para aumentarem seus tickets médios.
 
Smile Marketing, sem dúvida, a mais poderosa ferramenta de marketing!

Por: Gilberto Strunck

Sócio-Diretor da DIA Comunicação


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