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Eataly. Viver... a Itália

O Eataly representa bem a nova geração do varejo, na qual um conceito é desenvolvido de forma consistente e abrangente, para explicitar uma diferenciação clara, uma proposta de valor que encanta e fideliza.

Por | 21/05/2012

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Eataly. Viver... a ItáliaA culinária italiana é uma referência mundial. O consumo de pizzas, massas, queijos e vinhos italianos é comum por inúmeros povos que adotaram muitos dos hábitos alimentares deste país. Mas como fazer diferente? Como oferecer comidas, já tão comuns, com originalidade? Você já ouviu falar no Eataly? Já teve o prazer de visitar uma das suas 11 lojas (Itália, Japão e EUA)? Eu recomendo!

O Eataly, além deste nome, que é "um achado", é considerado hoje o maior centro enogastronômico do mundo. Foi concebido para oferecer, em um único grande espaço, a experiência de se vivenciar um momento especial de imersão na verdadeira cultura italiana. Buscando os princípios de valorizar a produção artesanal e sustentável da região piemontesa italiana, Oscar Farinetti criou o primeiro Eataly em 2007, em Turim, e viu sua ideia ganhar o mundo.

Eataly. Viver... a ItáliaO Eataly de Nova Iorque é um espetáculo. Em uma área de 5.000m², recebe cerca de 10 mil clientes por dia, que buscam ali a vivência da "verdadeira Itália". O conceito é o do "Store in Store", no qual áreas integradas, mas com ambiências e produtos específicos, resultam em cafeteria, confeitaria, sorveteria, padaria, peixaria, açougue, quitanda, enoteca, elaioteca, queijaria, livraria, bar, cervejaria e uma escola de gastronomia.

Em sua maioria, os produtos são importados da Itália, com exceção dos perecíveis, que vêm de pequenos produtores locais. Além disto, cinco restaurantes, especializados em pizzas, frutos do mar, massas, grelhados e vegetais, fazem a festa dos paladares mais exigentes. Completam o espaço um minimercado, no qual  se pode comprar os ingredientes usados nos restaurantes, e uma loja de objetos do design italiano para a mesa e a cozinha.

Garçons, atendentes, vendedores e caixas são, em sua grande maioria, descendentes de italianos e super treinados para atuar como facilitadores entre o público e a verdadeira "experiência sensorial" que a casa oferece em sons, aromas, sabores e formas.

Eataly. Viver... a ItáliaPor tudo isto, o Eataly representa bem a nova geração do varejo, na qual um conceito é desenvolvido de forma consistente e abrangente, para explicitar uma diferenciação clara, uma proposta de valor que encanta e fideliza.    

Certamente, o Eataly tem tudo para dar certo no Brasil, principalmente em São Paulo, que se destaca no mundo por sua excelente gastronomia e pela enorme colônia italiana. Há notícias de que o próximo espaço da marca será aqui. Vamos torcer!

Por: Gilberto Strunck

Sócio-Diretor da DIA Comunicação


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