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Planejamento Estratégico

Entenda o que é BI Storytelling para o seu negócio

Não basta ter inteligência por trás dos números, precisa saber usá-los ao seu favor

Por Gilberto Filho - 10/11/2020

Muito se houve falar sobre Business Intelligence (BI) no mundo dos negócios, em que é possível monitorar dados. Assim como esse termo, o famoso Storytelling, também está sendo utilizado como forma de contar a história de uma corporação e até inserir campanhas que sigam esse seu mesmo propósito. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), envolvendo 159 executivos, mostrou que 45% deles já vivenciaram a aplicação do Storytelling no mundo dos negócios.

E com este cenário, é possível aplicar os dois métodos de uma vez para ajudar o desenvolvimento de empresas de qualquer setor? A resposta é sim. Para isso que serve o BI Storytelling, que nada mais é do que usar números para contar histórias de maneira inteligente, objetiva e real, já que as histórias contadas através de dados (números) são irrefutáveis, podem ser boas ou ruins, mas são verdadeiras. O fator que faz com que as empresas alcancem o sucesso são os números - que determinam a tomada de decisão dos diretores, se vão investir em um terreno, um aluguel em uma região que está modernizando, o número de colaboradores que podem contratar, entre outros fatores.

Todos os negócios giram em torno dos números. Um erro muito comum é que as empresas buscam a fórmula perfeita para venderem algum produto ou serviço, ao invés de trabalharem com números, porcentagens, como: "se eu investir em tal serviço, quanto posso crescer com ele em médio ou longo prazo?". Empresas que entendem isso são líderes de mercado ou crescem mais rápido do que as demais do segmento. Não basta ter inteligência por trás dos números, precisa saber usá-los ao seu favor.

BI Storytelling na prática

Por muito tempo as pessoas contavam histórias lindas como as da Disney e, ao mesmo tempo, viviam de relatórios entre BI e KPI  que apenas ajudavam em tomadas de decisões. Não existe fábulas, mágicas e nem números mascarados, existe a verdade contada de maneira que a empresa se beneficie. A maior verdade de uma empresa é a matemática. É uma simples equação: estratégia bem definida, engajamento corporativo afiado, KPIs alinhados e ter um ótimo conceito e aplicabilidade de BI. Depois de tudo isso aplicado, será possível praticar o BI Storytelling, podendo ter um retorno perceptível. 

O problema é que geralmente apenas as grandes empresas pensam em estratégias completas, buscam algo a mais para crescer 0,01%. O Brasil ainda vive uma cultura de pensar que estratégia é custo e não investimento e esquecem de fazer a conta de quanto é caro falir. O número de empresas que fecham todos os anos é o reflexo de tudo isso. Basta analisar qualquer pesquisa sobre fechamento de empresa, todos os porquês apontam para uma única coisa: zero estratégia. BI de modo geral é algo racional, zero emoções, BI Storytelling é contar a verdade de maneira simples e impactante. Quem tem resultados verdadeiros, simplifica tudo.

Empresas como Bradesco, Google Brasil, Nextel, Renault e muitas outras já utilizaram essa estratégia, cada uma com uma necessidade diferente, mas todas com um único propósito: mostrar a verdade da melhor maneira e ter mais resultados positivos com isso. Em resumo, resultados positivos potencializam novos resultados positivos. Os números não salvam empresas com produtos ruins, mas podem mudar o cenário delas antes que elas cheguem à beira do abismo. 

Exemplo de BI Storytelling

Um exemplo simples de BI Storytelling: bolsa de valores. Se analisarmos a cada dia em porcentagens, o número de pessoas que ganham dinheiro na bolsa cai. Mas como isso acontece se ser Trader está entre as 10 melhores profissões do mercado? Simples, todos os dias milhares de pessoas entram na bolsa sem estudarem, sem saberem nada e, acreditam que após assistir um vídeo do YouTube", já estão aptas a "brigarem" com bancos, profissionais de mercado, instituições financeiras, corretoras e muito mais. BI Storytelling real: quando mais "sardinhas" todos os dias, mais tubarões serão alimentados. O sacrifício de uns é o sucesso de outros.

Por: Gilberto Filho

CEO da Prolifere, plataforma de oportunidades para empreendedores, empresas e negócios. O especialista também é responsável pela criação do método BI Storytelling e já aplicou a técnica em mais de 15 empresas