Entenda o que é tokenização e por que o mundo está surfando nessa onda | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Entenda o que é tokenização e por que o mundo está surfando nessa onda

Se na história recente a segurança de dados está em alta, é necessário que se atente cada vez mais para os benefícios da tokenização e a segurança que proporciona

Por | 03/12/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Não tem para onde fugir: o mundo passa por um processo de tokenização. E você sabe o que é isso quer dizer? Em primeiro lugar, token é um recurso de segurança que gera um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis. Ou seja, a tokenização é um processo que já faz parte do nosso dia a dia. Mesmo que ainda não saibamos disso. Atualmente, a tokenização é muito usada em transações financeiras online de bancos, por exemplo. E o motivo para que o token esteja dominando esse tipo de transação é bem simples: ao excluir o fator humano, a segurança aumenta, enquanto a margem de erro diminui. 

Se na história recente a segurança de dados está em alta, é necessário que se atente cada vez mais para os benefícios da tokenização. No Brasil, foi sancionada há pouco tempo a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), que regula e esclarece o uso de dados pelas empresas e também protege os usuários. Mas é fato que não é de hoje que já havia uma preocupação com a segurança e os dados sensíveis, principalmente os relacionados a transações de cartões de crédito e débito. Por isso a tecnologia blockchain é ideal: ela guarda todas as informações dos envolvidos num ambiente seguro, numa espécie de cadeia de dados criptografados. Resultado: não tem como ocorrer uma fraude. Resumindo, se trata da tecnologia mais segura que existe, simplesmente pelo fato de utilizar a descentralização como medida de segurança através de uma rede de validação que elimina o intermediário. 

Diante deste cenário completamente inovador e que já é uma realidade, é importante reforçar que o céu é o limite. Não é à toa que o conceito de tokenização está cada vez mais amplo e sendo aplicado a outros segmentos. Na minha área, tenho presenciado grandes marcas, empresas, indústrias e startups investindo na tokenização de ativos. Através da tecnologia blockchain, é possível tokenizar ativos imobiliários, commodities, energia e até mesmo celebridades. Partindo do ponto de que um ativo tokenizado é um contrato digital emitido com tecnologia blockchain e vinculado a um documento jurídico que representa um ativo real, quem possui o token acaba por possuir o que o próprio ativo do token representa. Nesse caso, tokenização representa, também, o processo de conversão de alguma forma de ativo em um token que pode ser movido, gravado ou armazenado em um sistema blockchain.

Por exemplo, a empresa SUSTEN ENERGIA, na qual sou sócio e participei ativamente da sua consultoria antes do seu lançamento, vai tokenizar energia solar através do token NEBS - New Energy Blockchain Solution, a primeira stablecoin nacional. Ou seja, um criptoativo cujo valor está atrelado a um outro ativo estável. Logo, não adianta perder tempo: estamos em uma nova fase que irá separar o joio do trigo, onde a tokenização de ativos fará parte de todo o cenário econômico do planeta. Quem ficar de fora, não vai evoluir. 

Por: Geraldo Marques

Especialista em criptoativos, CEO da SUSTEN ENERGIA e sócio-fundador da Conectelo


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss