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O que a Gamificação pode fazer pela sua empresa?

Em um mundo digital, uma ação como gamificação pode levar as marcas direto ao seu cliente final e impactá-lo, praticamente, em qualquer lugar e a qualquer hora

Por | 31/07/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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As ações de gamificação tem por objetivo principal criar uma relação de proximidade entre o público e um produto, serviço ou marca. A mecânica sempre é baseada em desafios e fases com ganhos de pontos, como nos games tradicionais, porém, nesse caso, os mesmos são trocados por prêmios. Como centro do conteúdo utilizam-se atributos do assunto que se quer promover, seja produto ou serviço, onde o engajamento do público é a cereja do bolo para a marca em questão.

Muito interessante, acima de tudo, é a possibilidade de conhecer seu público através de comportamentos que podem ser incentivados nas dinâmicas desenvolvidas para a ação e após uma série de ações, entendendo e qualificando esse comportamento.

Os relatórios que podemos gerar, seja por grupos de usuários, interesses, comportamentos e etc., são nada menos do que um BI (Business Inteligence) sobre a base de participantes do game, trazendo insights quanto ao perfil desse grupo, ajudando com isso, por exemplo, times de marketing a conhecerem o que está funcionando ou não em seus produtos ou serviços.

Do ponto de vista de investimento, criar uma ação de gamification faz muito mais sentido quando comparada ao valor investido numa rede social em busca de "likes". O retorno sobre investimento é muito maior no caso do gamification, porque existe uma real integração do usuário com sua marca, já que o incentivo à competição e os estímulos que podem ser gerados através da plataforma incentivam uma relação às vezes diária, em busca de prêmios e incentivos dos mais variados.

Além disso, o próprio conteúdo lúdico contido dentro da plataforma já é uma forma diferenciada de seu interlocutor se relacionar com a sua marca. Vídeos tutoriais, mini-games, entre outros, são formatos bastante recomendados.

Aliado a tudo isso, os usuários podem compartilhar resultados obtidos nas redes sociais e ganhar pontos dentro da dinâmica, convidando amigos a integrar o game. Uma ação leva a outra ação e quanto mais o usuário se engaja, maiores as chances de se tornar vencedor. Com isso, sua marca fica cada vez mais intimamente ligada ao seu público.

Em um mundo digital, uma ação como gamificação pode levar as marcas direto ao seu cliente final e impactá-lo, praticamente, em qualquer lugar e a qualquer hora, o que torna a mecânica uma grande aposta do ano de 2015. 

Por: George Mavridis

Diretor de desenvolvimento de negócios e relações com o mercado da agência Bblender


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