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Inspiração e atitude: grandes resultados

Ter atitude de grande não significa comparar-se a uma grande empresa, mas adequar práticas de gestão realizadas pelos maiores exemplos do mercado

Por | 02/06/2010

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Por Gabrielle Teco*

Consciente do aumento da concorrência, as empresas utilizam técnicas de marketing cada vez mais modernas. O marketing e a comunicação estão em todas as áreas, seja em uma pequena, média ou em uma grande companhia. A forma como as ações de marketing são planejadas e trabalhadas é estritamente importante para a definição das características de posicionamento externo e interno da empresa.

Lidero uma equipe de marketing e comunicação em uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que cresceu 175% no último ano. Desde quando começamos a desenvolver ações de marketing, percebemos um aumento substancial na produtividade e rentabilidade da empresa. Mesmo com orçamento enxuto, conseguimos explorar e adaptar as propostas. O segredo está em refletir e agir como uma grande companhia.

Ter atitude de grande não significa comparar-se a uma grande empresa, mas adequar práticas de gestão realizadas pelos maiores exemplos do mercado. Transferindo essa ideia para área de marketing, é importante que os profissionais de pequenas empresas tenham conhecimento de programas realizados por multinacionais, por exemplo, para analisar o que determinado conteúdo pode agregar a sua estratégia. Inspirar-se!

Participar em grandes eventos nacionais também pode trazer grandes resultados. A exposição em feiras setoriais e trabalho contínuo na mídia são algumas das formas que apostamos para o crescimento acelerado da empresa.

Para se manter no mercado, é preciso ter em mente que ser uma empresa jovem não é, necessariamente, atuar de forma reclusa ou moderada. A comunicação precisa fazer parte do DNA da sua empresa. A simples definição de sua atuação, em curto ou longo prazo, propicia à empresa um posicionamento diferencial e um avanço frente à concorrência.

Temos que melhorar, inovar e acrescentar conteúdo aos projetos, pois de nada adianta realizar ações em um ou dois anos e depois simplesmente esquecer que elas existem. É preciso trabalhar e investir continuamente para manter a força e a credibilidade da empresa no mercado.

Para que todas as metas estipuladas obtenham os resultados esperados, é importante levar as ações de marketing externas e internas paralelamente. Os funcionários são responsáveis por fazer a empresa rodar e evoluir. Portanto, são as pessoas o fator primordial na hora de concretizar as ações.

Recentemente, cadastramos nossa equipe para conhecer algumas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e estudamos formas de aplicá-las à nossa realidade. Propiciar um local agradável para se trabalhar é, sem dúvida, um estímulo aos nossos colaboradores.

No que se refere ao marketing interno em conjunto com RH, sabemos que possibilitar maior liberdade aos funcionários pode trazer resultados inimagináveis à empresa e ao entrosamento da equipe. Um colaborador que se sente valorizado é um funcionário mais criativo, feliz com o trabalho e evoluído pessoalmente e profissionalmente. O bem-estar do funcionário é o bem-estar de toda empresa e, com certeza, reflete na satisfação do cliente.

* Gabrielle Teco é gerente de marketing da Acesso Digital.

Por: Gabrielle Teco




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